Os programas de milhas podem oferecer grandes recompensas, mas, infelizmente, pode ser difícil saber qual programa escolher e como usá-lo da melhor maneira. Existem também diferentes categorias de fidelidade em cada programa, cada uma com vantagens que podem atrais mais os clientes de uma companhia aérea específica ou grupo de cias aéreas. Mas como funcionam as categorias dos programas de milhas? Qual escolher? Vamos entender um pouco.

Categorias Smiles, Avianca, Tudo Azul. TAM Fidelidade: qual programa escolher?

Quer esteja à procura de voos com milhas ou de uma categoria de cliente diferenciado, a única forma de o conseguir é começar a acumular as milhas num único programa. Ter um punhado de milhas em vários programas diferentes não o levará a lugar nenhum.

Escolha a companhia aérea com a qual você voa com mais frequência ou que pode voar com mais frequência, especialmente se você costuma ir para os mesmos destinos. Se você mora perto de uma capital, torne-se um passageiro frequente da companhia aérea que mais realize voos a partir do aeroporto de sua região.

Se você não viaja com muita frequência ou espera ganhar a maioria das milhas por meios que não sejam viagens (cartões de crédito, hotéis, etc.), procure o programa que lhe dará mais flexibilidade e o maior poder de compra. O programa que oferece muitas milhas rapidamente pode não ser a melhor escolha se todas as recompensas que você fizer depois lhe custarem mais milhas do que em um programa concorrente.

Você está procurando viajar com milhas ou benefícios com as milhas?

A viagem premiada não é o único benefício dos programas de milhagem. O status de uma categoria de um programa de milhas geralmente vale mais para o viajante regular do que um bilhete de viagem ocasional. A categoria pode conferir uma variedade de vantagens, incluindo check-in preferencial, uso gratuito de lounges nos aeroportos, upgrades preferenciais ou com desconto e ofertas especiais de viagem.

Antes de selecionar um programa, descubra quais as milhas que contam para uma categoria. Em alguns programas, as milhas ganhas através das compras não contam para ganhar categorias, embora possam ser usadas para passagens aéreas. Se você não voa com frequência, também não vale a pena melhorar sua categoria de cliente, pois não irá aproveitar tanto os benefícios. Aí, fica melhor usar as milhas para pegar passagens, quartos em hotéis, produtos e outros serviços.

Programa de milhas

Entenda as categorias de um programa de milhas para traçar objetivos de acordo com sua frequência de voo e aproveitar melhor os benefícios do programa. (Foto: iMoney)

Seja um parceiro inteligente

Muitas companhias aéreas fazem parte de programa de milhagens. As 3 maiores alianças são Star Alliance, OneWorld e SkyTeam. Alianças podem ser uma ótima maneira de viajar em algum lugar que sua companhia aérea preferida não faz sem perder milhas. Dito isso, há três coisas para lembrar sobre alianças:

1) Você não pode combinar as milhas acumuladas com diferentes companhias aéreas para comprar um bilhete, mesmo que as companhias aéreas sejam parceiras. Digamos, por exemplo, que você tenha 10.000 milhas na United e 15.000 milhas na US Airways. Mesmo que ambas as companhias aéreas sejam membras da Star Alliance, você não pode combinar essas milhas para obter um bilhete prêmio que custe 25.000 milhas.

2) Você pode, no entanto, geralmente atribuir as milhas de uma viagem em uma companhia aérea de aliança para sua conta de passageiro frequente em qualquer uma das outras companhias aéreas parceiras. Basta fornecer seu número de passageiro frequente da companhia aérea preferencial ao fazer a reserva. Algumas companhias aéreas permitirão que você acumule milhas de parceiros a uma taxa maior do que as que você acumularia em seus próprios programas.

3) Compare os custos entre as companhias aéreas parceiras que atendem ao seu destino. Se você estiver transferindo milhas para um programa de milhagem de um programa de prêmios de terceiros, essa pode ser uma ótima maneira de economizar milhas.

O que são milhas qualificáveis?

Outro fator importante na hora de considerar entrar em categorias de programas de milhas são as milhas qualificáveis. As milhas qualificáveis são as milhas que podem ser usadas para contar para que você entre em uma das categorias diferenciadas para um cliente. Geralmente passagens aéreas promocionais e as compradas com milhas não são qualificáveis. Porém, é bom você pesquisar quais tipos de milhas podem ser qualificáveis para evitar entrar em um programa de milhas que tenha poucas oportunidades para ganhar milhas que possam te ajudar a se tornar um cliente especial.

Categorias de programas de milhas

Quanto mais voar com uma companhia aérea, mais benefícios desbloqueará para tornar as viagens mais fáceis e agradáveis, incluindo a utilização de lounges, check-in e embarque prioritário, margem de bagagem extra e outros extras de viagem úteis, como vales para hotéis e de aluguel de veículos. Os nomes das categorias variam em diferentes programas, mas os benefícios são bem semelhantes..

Prata

Os benefícios do nível pra incluem upgrades e melhorias para os assentos, acesso ao lounge e tarifas de classe econômica com desconto.

Ouro

Quando atingir o status ouro, você pode esperar benefícios adicionais, como franquia de bagagem extra, acesso a lounges em aeroportos e check-in prioritário.

Elite/Diamante

Desfrute de uma ampla gama de privilégios de viagem para tornar cada experiência de viagem ininterrupta, incluindo privilégios extras de lounge e melhorias de assentos, a capacidade de nomear um Parceiro Elite para usufruir dos mesmos benefícios que você e uma série de outros benefícios extras.

Algumas empresas ainda oferecem um grau acima de Elite/Diamante, onde os clientes podem indicar um membro da família ou um amigo para se tornar seu parceiro de elite. Também oferece uma série de privilégios especiais quando se viaja nos voos da companhia aérea, incluindo refeições e outros confortos especiais.

Entenderam as categorias de programas de milhas? Se ficou alguma dúvida, deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)