Cartões de loja – quando valem a pena?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Todos nós já ouvimos quando estamos passando por uma loja, algo que soa algo como: “você quer se inscrever para o nosso cartão de crédito da loja? Você vai economizar 15 por cento sobre a sua compra hoje e ainda não paga anuidade.”10 por cento de desconto para a compra, 15 por cento de desconto do dia, as ofertas variam. Mas, são os cartões de crédito de lojas realmente valem a pena?

Limites de crédito mais baixos

Os cartões de crédito de lojas normalmente têm limites de crédito mais baixos, então se inscrever para eles pode prejudicar a sua taxa de utilização de crédito. Além disso, se você se inscrever para muitos novos cartões de uma só vez, você vai acabar se incentivando a gastar cada vez mais, por ter mais fontes de crédito e “mais dinheiro”, mesmo que esse dinheiro realmente não exista. E não vale pegar mais cartões para somar os créditos, pois isso não é algo positivo e só vai prejudicar suas finanças.

Cartões de crédito de empresas

Se você realmente dedicar um tempo para comparar os cartões de loja, verá que apenas um ou dois realmente valem a pena. (Foto: enquantoisso.tag3.com.br)

Planos especiais de financiamento de produtos

Lojas também oferecem cartões com planos de financiamento ligados para grandes compras. A maioria deles vai oferecer o parcelamento sobre grandes compras compras acima de um determinado valor se você se inscrever para o cartão. Com a exceção de cartões de supermercados, este parcelamento com condições especiais é realmente uma grande vantagem, ainda mais quando o cartão estiver atrelado a outras promoções especiais ou programas de relacionamento da loja. Agora, se você não pagá-lo em tempo, você poderia ser cobrados juros muito grandes. Portanto, planejar bem o parcelamento é um bom começo.

Quando valem a pena os cartões de lojas?

Há um lado positivo para cartões de loja, no entanto. A aprovação é geralmente mais fácil para estes cartões se o seu crédito não é grande e, se você pode pagar o cartão de cada mês, você ainda recebe as ofertas da loja. Porém, se você não frequenta a loja, digamos, uma vez a cada três meses, os benefícios que o cartão oferece simplesmente não vão compensar.

Você precisa colocar em uma balança todos os benefícios, comparar os cartões para os quais você pode ter acesso e assim, ter uma ideia mais geral de qual será aquele cartão que melhor irá atender às suas necessidades, com os menores custos e melhores vantagens. Esse tempo de pesquisa ao invés do desespero de encontrar os menores preços é que farão a diferença no seu bolso no final do mês e te ajudarão a poupar preciosos recursos que podem ser melhor investidos em outras coisas.

E vocês, leitores? O que acham dos cartões de lojas? Valem ou não a pena? Compartilhem conosco suas ideias!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário