Todos nós já ouvimos quando estamos passando por uma loja, algo que soa algo como: “você quer se inscrever para o nosso cartão de crédito da loja? Você vai economizar 15 por cento sobre a sua compra hoje e ainda não paga anuidade.”10 por cento de desconto para a compra, 15 por cento de desconto do dia, as ofertas variam. Mas, são os cartões de crédito de lojas realmente valem a pena?

Uma verdade inconveniente: a alta taxa de juros!

Em primeiro lugar, atente para as altas taxas de juros. Muitos cartões de crédito da loja tem quase o dobro das taxas de um cartão de crédito bancário médio. Mas, cartões de crédito de lojas específicas conveniadas com bancos em esquemas de parceria tem valores mais em conta e seguem os padrões do próprio banco para juros.

Limites de crédito mais baixos

Os cartões de crédito de lojas normalmente têm limites de crédito mais baixos, então se inscrever para eles pode prejudicar a sua taxa de utilização de crédito. Além disso, se você se inscrever para muitos novos cartões de uma só vez, você vai acabar se incentivando a gastar cada vez mais, por ter mais fontes de crédito e “mais dinheiro”, mesmo que esse dinheiro realmente não exista. E não vale pegar mais cartões para somar os créditos, pois isso não é algo positivo e só vai prejudicar suas finanças.

Cartões de crédito de empresas

Se você realmente dedicar um tempo para comparar os cartões de loja, verá que apenas um ou dois realmente valem a pena. (Foto: enquantoisso.tag3.com.br)

Planos especiais de financiamento de produtos

Lojas também oferecem cartões com planos de financiamento ligados para grandes compras. A maioria deles vai oferecer o parcelamento sobre grandes compras compras acima de um determinado valor se você se inscrever para o cartão. Com a exceção de cartões de supermercados, este parcelamento com condições especiais é realmente uma grande vantagem, ainda mais quando o cartão estiver atrelado a outras promoções especiais ou programas de relacionamento da loja. Agora, se você não pagá-lo em tempo, você poderia ser cobrados juros muito grandes. Portanto, planejar bem o parcelamento é um bom começo.

Quando valem a pena os cartões de lojas?

Há um lado positivo para cartões de loja, no entanto. A aprovação é geralmente mais fácil para estes cartões se o seu crédito não é grande e, se você pode pagar o cartão de cada mês, você ainda recebe as ofertas da loja. Porém, se você não frequenta a loja, digamos, uma vez a cada três meses, os benefícios que o cartão oferece simplesmente não vão compensar.

Você precisa colocar em uma balança todos os benefícios, comparar os cartões para os quais você pode ter acesso e assim, ter uma ideia mais geral de qual será aquele cartão que melhor irá atender às suas necessidades, com os menores custos e melhores vantagens. Esse tempo de pesquisa ao invés do desespero de encontrar os menores preços é que farão a diferença no seu bolso no final do mês e te ajudarão a poupar preciosos recursos que podem ser melhor investidos em outras coisas.

E vocês, leitores? O que acham dos cartões de lojas? Valem ou não a pena? Compartilhem conosco suas ideias!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)