Constantemente me fazem esta pergunta quando dou algum tipo de conselho financeiro para amigos. A paixão com o número ideal de cartões de crédito me faz sorrir, porque eu sei um segredo que muitas outras pessoas sabem. Que segredo é este?

Não há número certo de cartões de crédito de ter

A base para a questão é puramente dirigida a não ter o nome sujo na praça, ou seja, não se endividarem. Os consumidores justamente cuidam e querem ganhar e manter um bolso sem dívidas. Uma das maneiras de fazer isso é não tendo cartões de crédito o que, ao meu ver, é um erro.. O pressuposto é que você deve ter um número exato de cartões de crédito, o que ajudaria a poupar ou evitar o débito.

Pessoas continuam odiando os cartões de crédito

A multidão inimiga, sem dúvida, sugere que há um número cartões de crédito ideal e que qualquer gasto neles é ruim. E enquanto eu respeito o direito de cada um ter a sua própria opinião sobre o tema do crédito ao consumo, eu vou ser o primeiro a apontar quando isso está errado. Ter cartões de crédito é uma maneira fácil e barata de criar, construir, manter ou reconstruir crédito. Na verdade, a grande maioria de nós entra no mercado financeiro usando algum tipo de crédito.

No que tange ao acesso ao crédito, o número de cartões de crédito que você tem não é remotamente tão importante quanto como você os gerencia. E enquanto você pode ter muitas perguntas ou muitas contas com saldos, é difícil ter muitos cartões de crédito. O que leva ao débito não é ter o cartão, é não saber usá-lo.

Lógico, anuidades e outras tarifas de cartões de crédito tem que ser levadas em conta. Mas dificilmente elas vão te colocar em um débito impagável.

Cartões de crédito com inteligência

Tenha cartões de crédito que ajudem o acesso o crédito. Mas tenha também a responsabilidade para usar cada um deles. (Foto: www.theguardian.com)

Mesmos números, impacto diferente

Ter apenas um cartão de crédito que sempre é usado até o limite é extremamente prejudicial para o seu crédito. Apenas um cartão de crédito, que também tem um limite muito baixo não é muito útil.

Tenho atualmente 3 cartões de crédito, que são todos pagos em dia sempre, sendo que dois deles tem o limite compartilhado (um é de uma livraria, sem anuidade). Uso para eles duas datas de vencimento diferentes, dias 11 e 22. Com isso, tenho uma margem para poder respirar e, se necessário, poder ter mais tempo para adquirir recursos para pagar dívidas ou lidar com urgências financeiras.

Já tive problemas para pagar cartões e nestas situações, peguei um empréstimo no banco para pagar os saldos, sabendo que o empréstimo tinha juros bem menores. Porém, também já estava me planejando para esta dívida que adquiri e estava preparado com meu planejamento para liquidar a dívida também.

Os cartões sempre foram usados por mim como forma de ter acesso a uma linha de crédito quando a situação ficava um pouco complicada ou quando alguns clientes atrasavam pagamentos, além de possibilitar que eu faça compras parcelas e internacionais.

Agora, para um número exato de cartões de crédito…

Você realmente quer um número de cartões para ter? Te daria a sugestão de 3 cartões, de bandeiras diferentes: Visa, MasterCard e/ou American Express. Mas apenas e somente se um ou mais deles não tiver anuidade e os programas de relacionamento forem vantajosos. Além disso, tome cuidado com limites muito altos. Se você é uma pessoa que já tem uma tendência natural a entrar em dívida, ter um cartão de crédito só irá ajudar a piorar a situação.

No lado bom, você vai ter um conjunto diversificado suficiente de cartões para gerir melhor seus riscos financeiros e ter acesso a muitas vantagens. Se três cartões soa como muito, então tenha menos. Se você é responsável com seu dinheiro e você quer mais, então tenha mais. Se você não quer ter qualquer cartão de crédito, então não tenha qualquer cartão de crédito .

Opiniões sobre quantos cartões de crédito ter são apenas isso, opiniões. Nenhuma deles é totalmente correta e nenhuma delas é totalmente incorreta. Cabe a você pesar o lado positivo e negativo dos cartões para chegar a sua própria conclusão.

Quantos cartões você tem? Qual uso você faz deles? Quantos cartões você sugeriria a outros leitores?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)