O que é “parcelar pela loja”? Qual a diferença de “parcelar pelo cartão”?

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por André M. Coelho.

Você já se perguntou o que é parcelar suas compras pela loja ou parcelar suas compras pelo seu cartão de crédito? Tem alguma idéia da diferença entre as duas formas de parcelamento ou acha que é a mesma coisa? Apesar de serem parecidas em alguns aspectos, as diferenças são grandes, principalmente no lado financeiro da coisa.

Quando vamos comprar em uma loja ou online, podemos ou não optar pelo parcelamento de sua compra. Gostamos muito de lembrar nossos leitores que NÃO EXISTE TAXAS DE JUROS ZERO. Destacamos isso o quanto pudermos para vocês não caírem na jogada de parcelar suas compras em milhares de parcelas e achar que estão fazendo o melhor negócio. A preferência é sempre tentar o pagamento a vista, mesmo que signifique esperar um pouco e economizar durante este tempo para poder negociar um desconto e usar o dinheiro extra para uma poupança ou um investimento.

Mas se for o caso do parcelamento ser sua única opção, o parcelamento pela loja pode ter taxas de juros que valham a pena, caso seja uma compra mais urgente. O parcelamento do cartão é algo um pouco diferente, pois pode envolver mais compras e ter taxas de juros muito mais altas.

Fora do Brasil não é muito costume o parcelamento de compras. Por isso, as pessoas normalmente parcelam a fatura de seus cartões de crédito, que tem taxas de juros parecidas com as das lojas no Brasil, em valores mais justos. Nos tempos de hoje, o parcelamento pelo cartão só vale a pena no caso de extrema urgência financeira. E isso depois de ter esgotado todas as outras opções.

Parcelar compras no cartão

Parcele as compras em seu cartão apenas em último caso. Controle seu consumismo! (Foto: wscom.com.br)

O parcelamento do cartão pode envolver mais compras, mas não compensa no Brasil, ponto final. O parcelamento pela loja até compensa, mas só depois de analisar se não é possível a compra a vista. Você pode até comprar o produto a vista, na loja, mas tem que pagar a fatura em dia para não pagar juros nem multas. Use seu cartão de crédito com muito cuidado e responsabilidade e aí sim, você terá um recurso financeiro que irá facilitar muito sua vida de compras e viagens.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário