Os cartões de débito tornam as compras mais fáceis e seguras, mas pagar com um cartão não é infalível. Erros acontecem na transferência de informação. Às vezes, os erros envolvem tecnologia. Outras, é a falha do ser humano em passar o cartão pelo leitor ou informar os dados de um cartão em um sistema. Por exemplo, a pessoa pode ter passado o cartão uma segunda vez por ter achado que a primeira vez não passou. Ou a máquina teve um problema de comunicação, e a falha resultou em dois débitos.

Se você encontrar débitos em dobro por um mesmo item, não é um grande problema, desde que você aja rapidamente para corrigir o erro.

Cartão de débito passou duas vezes: o que fazer?

Não se surpreenda se a sua empresa de cartão de débito não pegar o erro duplo, mesmo quando a quantidade é significativa. Você tem de entrar em contato com a Central de Relacionamento do seu banco ou da gestora do cartão de débito. O número de contato está impresso no seu cartão de débito, na parte traseira. Para alguns bancos, poderá ser necessário o uso de uma senha da Central de Atendimento.

Se você não conseguir falar com a Central de Atendimento, poderá entrar em contato diretamente com seu gerente de banco, desde que você esteja dentro do horário de funcionamento das agências bancárias (até 17:00 nos dias de semana).

Não se surpreenda se isso não funcionar também. O próximo passo deve ser tomado, caso essas primeiras conversas não funcionem.

Débito duplo na conta após compra

Erros, como uma compra debitada duas vezes, acontecem. O que não pode acontecer é a empresa responsável não corrigir o erro. (Foto: dailymail.co.uk)

Converse com a empresa que debitou duas vezes

Você também deve entrar em contato com o fornecedor para descobrir como seu cartão foi debitado duas vezes. Ligue, visite, ou entre em contato pelo chat/atendimento online. Fale com um gerente ou supervisor sobre o problema. Alguns vendedores vão pedir provas do débito dobrado, e reembolsar o dinheiro para o que foi cobrado a mais. Geralmente, o problema se resolve por aqui. Mas se não resolver, temos mais uma etapa.

Cartão de débito cobrado duas vezes e a empresa não quer devolver o dinheiro? Código de defesa do consumidor neles!

Você deve garantir seus direitos como consumidor se a empresa não quer assumir a responsabilidade. Reúna todas as informações sobre a cobrança indevida e chame a polícia para registrar um Boletim de Ocorrência. Após o registro, leve o caso ao PROCON de sua cidade. Se mesmo assim o problema não for resolvido, entre em contato com um advogado especialista em direito do consumidor, ou vá ao tribunal de pequenas causas de sua cidade.

A cobrança duplicada entra até como caso de cobrança indevida. Veja como agir nessa situação no vídeo abaixo.

Acompanhe sempre seus débitos no cartão

Raramente as empresas não devolvem o valor que foi debitado duas vezes. Administradoras de máquinas de cartão de crédito tem, inclusive, uma opção para estorno de pagamentos em suas máquinas e também pelas Centrais de Atendimento. É bem simples resolver o problema e, se o vendedor não quer dar uma solução, a justiça está ao seu lado para garantir seus direitos.

Você já teve problema de uma compra debitada duas vezes? Como você fez para resolver?

4 comentários para “Cartão debitado duas vezes! O que fazer?”

  1. Sônia Regina da Silva Viegas

    Paguei hoje, 13/09/16, a fatura do cartão que vence amanhã.Acontece que depois ao acessar a minha conta, descobri que o pagamento estava duplicado me impedindo inclusive, de efetuar o pagamento da conta de Luz.Tentei pedir o estorno através dos telefones 4004428, 30033030 e não me dão a opção de relatar o problema a um atendente, fato que pode ser comprovado através das ligações que efetuei.O que faço, terei que abrir processo contra ocBanco? Além disso, verifiquei também hoje que o mesmo fez um débito na conta ontem relativo a adiantamento depositante em 12/09/16, ontem;acontece que eu tinha saldo na conta e não tentei efetuar nenhum pagamento pois estava com as senhas bloqueadas, só solucionando hoje diretamente na minha agência, na Praça da Bandeira.Pergunto outra vez:terei que processar o Banco? preciso quitar a conta de Luz que já vai vencer, se o Banco não atende, o que faço?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sônia, documente o máximo possível das tentativas de contato com o banco. Consulte um advogado para orientações personalizadas.

      Responder
  2. Marcella

    Fiz uma compra e passei o cartão no debito e deu banco fora do ar, aí paguei em dinheiro, só que depois de 2 dias fui tirar o extrato e debitou 2 vezes da minha conta, então paguei 3 vezes o mesmo valor, e a loja não quer me devolver o dinheiro, o que eu faço?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Marcella, se você tem comprovação do que ocorreu pode procurar a justiça para resolver.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)