Dentro do contexto contábil, estornar algo significa retificar um lançamento, creditando o que havia sido indevidamente debitado, ou vice-versa. É uma ferramenta que boa parte dos bancos e instituições financeiras usam afim de corrigir erros ocasionais que podem ocorrer tanto por causa do próprio banco quanto por conta do usuário. É uma anulação da transação financeira que foi realizada, se estamos falando do sistema financeiro nacional.

Um exemplo muito comum de erro por parte do usuário e que pode ocasionar um estorno é a transferência DOC. Quando a pessoa faz uma transferência para a pessoa errada, ela tem até 24 horas para solicitar o estorno da transferência, uma vez que o DOC só cai na conta destino após 24 horas. Neste caso, quando o erro é percebido, o cliente deve entrar em contato com urgência para a central de atendimento, diretamente na agência ou com o gerente de sua conta. Assim que solicitado, o DOC será depositado novamente em sua conta, sem custos adicionais para você.

Para cartões de crédito, o estorno também é possível em algumas situações. Quando uma empresa faz uma cobrança indevida em seu cartão de crédito, você pode contatar seu banco e solicitar o estorno de pagamento. Em algumas situações, sem querer ou com más intenções, um estabelecimento pode duplicar uma cobrança, o que também é cabível de estorno. Para aqueles que tem seguro do cartão ou tiveram seus dados roubados e tem como comprovar isso, as transações realizadas após a comunicação do roubo podem ser também facilmente estornadas via central de atendimento com o banco.

Solução para erros financeiros

O Paypal, o PagSeguro e o MoIP também disponibilizam estornos aos seus clientes quanto verificam que a transação não estará segura para o comprador. (Foto: paypal.com)

Ainda, podemos ter o estorno de débitos e taxas cobrados em sua conta corrente de forma errada por parte do banco, que se torna o responsável por estornar o valor debitado. Estas cobranças e estornos normalmente ocorrem com erros no sistema, como cobranças indevidas no cartão de débito, ou operacionais, quando o banco passa a cobrar tarifas de pacotes de serviços sem prévia comunicação ao cliente.

Uma situação um pouco mais rara, mas que pode chegar a acontecer com o cliente é um erro operacional no atendimento que prejudique o pagamento de um empréstimo e ocasione a cobrança indevida de juros. Se você entrar em contato com os canais de atendimento de um banco, manter os números de protocolo registrados e receber informações erradas que dificultaram ou impossibilitaram um pagamento, o banco ou instituição se torna responsável por ressarcir o cliente dos valores indevidamente cobrados devido ao erro operacional. Um cliente nunca pode ser responsabilizado por uma falha da comunicação de uma instituição, sendo que esta está plenamente ciente de seus deveres para com os cidadãos. É um direito de todo consumidor brasileiro.

Portanto, qualquer cobrança indevida, seja de um banco ou alguma prestadora de serviços, fique ligado pois você tem o direito ao estorno e a exercer seus direitos.

23 comentários para “Qual o significado de estorno?”

  1. Nicole

    E qual o tempo para o estorno de tarifas cobradas indevidamente pelo banco, já solicitei a dois dias e ainda não foi pago.

    Grata

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    • Equipe Crédito ou Débito

      Oi Nicole,

      Isto depende de vários fatores como por exemplo:
      – Qual o banco em questão
      – Qual a origem das taxas

      E outras coisas.

      O ideal é questionar o gerente ou o responsável por providenciar o estorno.

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    • Roberto da Silva

      Oi boa tarde fiz um refinanciamento ela pra ser descontado só mês que vem dia 15 de agosto e descontaram esse mês eu tenho direito o estorno grato

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      • Equipe Crédito ou Débito

        Roberto, depende do contrato.

  2. Fernando

    Boa tarde fiz uma compra de um produto com débito online no sábado dia 19/12 porém tal produto não atendeu minhas necessidades dai ontem no dia 21/12 retornei a loja e ficou resolvido que fosse feito o estorno do valor de 120 reais. Hj dia 22/12 nada foi creditado na minha conta! Quanto tempo demora esse processo?
    Grato pela ajuda!

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    • Equipe Crédito ou Débito

      De um a dois dias úteis, Fernando, geralmente.

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  3. Douglas Bernardo

    Bom dia. Nesse caso o estorno será feito na mesma data que ocorreu o lançamento original?

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    • Equipe Crédito ou Débito

      Não, pode levar até 24 horas.

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  4. Bruno

    Só não entendi uma coisa o dinheiro do estorno vai pra onde? E vem na conta pra pagar no dia do vencimento como que fica?

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    • Equipe Crédito ou Débito

      Volta para a conta de quem fez a transferência.

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  5. Camila Pinto

    Olá. Sofri um estorno hoje.
    E queria saber se quando acontece o estorno o banco deixa cobrar ou imediatamente cancela a operação? Porque olhei no meu extrato esta escrito o valor cobrado e na frente esta legivelmente escrito estorno.

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    • Equipe Crédito ou Débito

      Se o erro foi seu, será cobrada a transação, mas pode não ser cobrada em alguns casos. Você pode pedir o estorno do valor da operação também, só entrar em contato com seu banco.

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  6. Rosana

    Depois que houve uma fraude em minha conta bancária, o banco fez um ” lançamento de estorno”, pode ser sacado esse dinheiro.?
    Não sei como funciona, por favor me ajudem.

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    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, desde que o dinheiro seja seu mesmo

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  7. Rosana

    Minha empresa depositou a mais no meu pagamento, dois dias depois estava no saldo o estorno de lançamento com o mesmo valor que foi depositado. Está disponível para saque. Posso sacar?

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  8. Jefferson3garcia

    Tenho um empréstimo no crefisa, foi descontado em minha conta corrente dia 24/03/2016 e dia 28/03/2016 o dinheiro está de volta e diz ESTORNO DO DÉBITO e está disponível. O que faço nesse caso?

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  9. Roberto

    Tem estorno no meu xatão de creditos de 653 o que isso

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    • Equipe Crédito ou Débito

      Uma compra ou pagamento que foi retornado ao seu cartão.

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  10. Rafael Libanio

    Na minha fatura o próximo mês está vindo ESTORNO PROMOC COMPRE E Ganhe… O que seria? Ainda não foi fechada a fatura.

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    • Equipe Crédito ou Débito

      Rafael, ligue para a Central de Atendimento do seu cartão para saber o que é isso na sua fatura.

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  11. Welleson Nascimento

    Realizei uma compra de um Smartphone no valor de 1299 na loja Kabum infelizmente o produto veio com diversos defeitos de fábricas, após 2 meses de negociação eles mandaram o estorno dos créditos. Caso eu use esses créditos estornados eu terei que paga por ele novamente, ou ele será valido como um debito já que se trata de uma devolução de um valor pago?

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    • Equipe Crédito ou Débito

      Welleson, é a devolução do valor pago anteriormente.

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