Muitas pessoas que desejam ter um cartão de crédito acabam esbarrando na burocracia de algumas documentações necessárias para sua obtenção. Principalmente quem trabalha sem carteira assinada, acaba encontrando dificuldades em encontra um comprovante de renda para obter um cartão de crédito básico, sendo esta mesma dificuldade um obstáculo para muitos estudantes que precisam de facilidades do mercado financeiro para suas vidas ficarem melhor organizadas. Seja qual for o motivo, alguns cartões no mercado não precisam de comprovação de renda.

É o caso dos cartões de contas universitárias. Na maioria dos bancos em que este serviço é disponibilizado, não há necessidade de comprovação de renda. O cartão é aprovado automaticamente quando o cliente abre sua conta universitária e, na maioria dos casos, o cartão é internacional e isento das primeiras anuidades. Os preços dos pacotes de serviços são promocionais e podem ser um excelente meio para se começar uma vida financeira. O documento mais necessário aqui é o comprovante de matrícula do próprio estudante.

Já como ponto negativo, como não há comprovação de renda, um estudante não tem uma ideia dos riscos que corre ao utilizar um cartão, principalmente quando lidamos com as altas taxas de juros. O estudante deve ser educado para não cair nas armadilhas do financiamento e parcelamento de contas, uma vez que o efeito será uma bola de neve de débitos que ele poderá ser incapaz de quitar. Os empréstimos que o banco fornece também tem maiores taxas, uma vez que o risco de fornecer crédito para quem não tem comprovação é muito maior.

Cartão sem comprovar renda

Apesar de não precisarem da comprovação de renda, são poucos cartões de loja que são realmente bons. A maioria deles é uma grande armadilha de juros altos. (Foto: rj.quebarato.com.br)

Outra forma de se obter um cartão de crédito sem a comprovação de renda é através dos cartões pré-pagos. Funcionam exatamente da mesma forma que os cartões de crédito, com a diferença de que você “deposita” neles um valor fixo mensalmente, que se acumula, caso não seja usada integralmente. Para quem tem pouca disciplina com recursos financeiros, esta é uma boa forma de começar a se educar a usar o crédito disponível. O cliente tem a comodidade de poder parcelar as compras no cartão, ter um controle maior sobre seus gastos e também poder financiar suas dívidas.

O problema do cartão pré pago é que ele é limitado pelo valor depositado nele mensalmente, o que pode gerar um limite muito baixo para certas compras. Este cartão também não é fornecido por todas as instituições financeiras, sendo necessário que você entre em contato com o gerente do banco para saber se existe este tipo de cartão em seu banco.

Agora, a maior armadilha dos cartões de crédito sem comprovação de renda é através dos cartões de lojas e aqueles das financeiras. Estes são os cartões com as maiores taxas e juros do mercado financeiro. Por mais que você queira ter um cartão de crédito, nossa recomendação é que você fuja destes cartões, uma vez que eles são um incentivo para o consumo nas lojas que os emitem. E mesmo dizendo que são “sem comprovação de renda” existe uma análise de risco feita pelas instituições que podem deixar seus juros mais altos ainda.

Nós sabemos que poder parcelar suas compras é uma facilidade e tanto. Uma análise de crédito, porém, irá jogar juros e taxas para o alto quando você não pode comprovar sua renda. Quando eu era estudante universitário, fiz uma conta em uma instituição e um cartão internacional porque trabalhava com importações. Devido à alta rotatividade de dinheiro na minha conta, hoje tenho um cartão com um limite muito alto. Mas a mesma estratégia para comprovar minha renda que foi utilizada pelo meu banco, pode não ser utilizada por outros. Reflita bem e veja se há mesmo a necessidade de um cartão em sua vida ou se ainda é melhor para você economizar e pagar a vista.

8 comentários para “Cartão de crédito sem comprovar renda?”

  1. Americo Henrique Ribeiro Rodrigues

    Gostaria de ter um cartao

    Responder
  2. Selma

    Existe cartão de credito para quem não trabalha de carteira assinada, que tem somente a renda do companheiro.

    Responder
  3. Danilo Freire Macario da Silva

    Preciso de um cartão em emergências

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Nosso artigo pode ajudar bastante. Se você ainda precisar de ajuda, pode voltar aqui e perguntar que ajudaremos!

      Responder
  4. Catia Janaina Fonseca

    Tenho conta corrente no banco bradesco e a conta esta sempre en movimento o meu cartão e d debito eu sou diarista e ganho po o valor de dois mil e quinhentos mais não tenho comprovante de renda como fasdo pra conseguir

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Siga às instruções para comprovante de renda do artigohttp://www.creditooudebito.com.br/como-comprovar-renda-como-autonomo/

      Responder
  5. Claudia Marinho Araujo dos Santos

    Sou funcionária pública há 22 anos, desejo um cartão de crédito.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Nosso artigohttp://www.creditooudebito.com.br/fazer-cartao-credito-passo-passo-completo/ vai te ajudar a obter um bom cartão de crédito, Claudia.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)