Quem trabalha como autônomo já deve ter passado por uma ou outra situação onde comprovar sua renda foi algo bem difícil de ser feito. Essa é até uma das desvantagens de trabalhar sem carteira assinada, pois seus recebimentos são um pouco mais complicados de confirmar. Mas não impossíveis.

Por que um trabalhador autônomo precisa comprovar renda?

Pode ser que você queira um financiamento, abrir uma conta no banco ou conseguir um limite maior no cartão de crédito. Seja qual for o motivo, comprovar sua renda vai ajudá-lo no mercado financeiro.

Como um trabalhador autônomo pode comprovar sua renda?

A comprovação de renda, principalmente perante bancos e instituições financeiras, pode depender um pouco das políticas das instituições para análise de risco. Por exemplo, o Santander pode usar sua movimentação bancária para estipular sua renda e assim, te fornecer novos limites. Os gerentes normalmente tem uma certa autonomia neste aspecto. Agora, se você não tem uma conta no banco e precisa abrir uma nova, o processo pode ser um pouco mais complicado. Mas alguns documentos podem ajudá-lo a comprovar sua renda, tais como:

  • Contrato de prestação de serviços e recibos de comprovantes de depósitos;
  • Declaração do sindicato, cooperativa ou associação;
  • Decore com DARF (se o valor estiver acima do limite de isenção). Este documento só pode ser emitido por um contador registrado;
  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA);
  • Extrato do seu banco dos últimos três meses;
  • Declaração Anual do Imposto de Renda.
Comprovantes de renda

O DECORE é um documento oficial, expedido por um contador, que pode comprovar sua renda. (Foto: tudoemumclick.com.br)

Alguns destes documentos podem exigir mais detalhes, tais como guias de recolhimento de impostos para o RPA e informações que definam a natureza do trabalho prestado com o empregador, por exemplo.

A grande maioria dos bancos irá aceitar o Imposto de Renda como forma de declarar sua renda. A CAIXA, por exemplo, aceita o imposto de renda como forma de comprovação de renda tanto para o financiamento de imóveis quanto para abertura de contas. Vale lembrar que alguns bancos podem considerar sua renda como um valor menor, de acordo com discrição e análise do gerente responsável por sua conta.

Simples, não? pegue seus documentos, separe-os e assim, comprove sua renda com facilidade.

3 comentários para “Como comprovar renda como autônomo?”

  1. Ayrton Seba da Silva

    Artigo muito bom, que esclarece muito. Entretanto a realidade é outra mas, foi muito esclarecedor para o meu caso. Parabéns…

    Responder
  2. Leidi

    Sou autônoma, trabalho como cabeleireira e presto serviços à domicílio. Preciso comprovar minha renda para fazer a abertura de uma conta de crédito, mas não tenho como comprovar essa renda. O que tenho que fazer?
    Desde já agradeço a atenção.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)