Carta de crédito contemplada – vantagens e problemas

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

Muitas pessoas tem dúvidas sobre se devem investir ou não na famosa carta de crédito contemplada. Isso porque na maioria das vezes não sabem exatamente do que se trata uma tal carta de crédito contemplada. Na verdade, existem duas etapas do processo, a carta de crédito em si, e a carta de crédito quando ela é contemplada, ou seja, quando ocorre o sorteio e a pessoa é a vencedora, tendo direito a partir de então de usufruir de tais benefícios definidos previamente ou não.

Em suma, cartas de crédito são representações de documentos que foram cedidos por determinado comprador a um banco. Isso é feito na intenção de que o banco se determine a pegar uma quantia de dinheiro ou bem específico explicitado na carta de crédito, tendo-o assim à sua disposição para cumprir tudo o que foi acordado, ou de forma condicional ou não, através de pagamento.

Vantagens e problemas em operação com bancos

Carta de crédito contemplada

Os participantes da operação de uma carta de crédito dividem-se em três categorias separadas mas interligadas ao mesmo tempo, em que cada um opera função específica, tendo portanto o comprador, responsável pelo pedido da carta de crédito; banco do comprador, quem emite a carta de crédito; e o vendedor, que deverá ser beneficiado e age em parceria com seu banco, responsável pelo aviso e confirmação.

Também divididas em subcategorias, as cartas de crédito poderão ser revogáveis ou irrevogáveis. O primeiro caso ocorre somente quando o comprador possui alto poder de negociação. Já as irrevogáveis, mais comuns nesse tipo de negócio, são usadas beneficiando principalmente o vendedor. No caso específico das cartas de créditos contempladas, elas determinam um bem a que você se propôs a ter direito caso sorteado, como dinheiro, imóveis ou carros.

No entanto, uma dica importante nesses casos é a de sempre verificar se a empresa que propôs o negócio e anunciou o sorteio possui credibilidade e é autêntica, para não ser envolvido em nenhum golpe. A partir da contemplação da carta, o ganhador pode fazer uso do seu prêmio da maneira que achar mais apropriada. Outro item bastante interessante das cartas de crédito é que elas podem ser usadas a qualquer momento, sem prazo de vencimento.

Image: vichie81 / FreeDigitalPhotos.net

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário