Em tempos de dificuldades financeiras ou situações de emergência, você pode precisar de ajuda para pagar as contas e completar suas finanças. Há muitas opções de empréstimos e financiamentos disponíveis, como cartões de crédito e o cheque especial. Mas estes geralmente vêm com um custo elevado na forma de juros, e te mantém endividado por muito mais tempo do que você gostaria.

Se você quiser uma opção de empréstimo mais inteligente, o melhor negócio é obter uma linha de crédito, que tem alguns grandes benefícios para consumidores tanto pessoa física quanto empresa.

O que são linhas de crédito?

Uma linha de crédito é um tipo de empréstimo ou financiamento que os bancos estendem permitem a pessoas físicas ou empresas tomarem emprestado para uma finalidade específica. Você pode ter uma linha de crédito para o financiamento de um imóvel, uma linha de crédito para o financiamento de maquinário para sua empresa, linha de crédito para abrir um negócio, comprar um carro para a família, etc.

Uma linha de crédito é diferente de um empréstimo tradicional, onde você recebe o dinheiro e imediatamente e começa a pagar. A linha de crédito é um recurso que está pré aprovado e disponível, e você não necessariamente precisa utilizar. Se a sua linha de crédito é de R$10.000 e você não retirar todo o dinheiro, você não terá que pagar quaisquer juros. Mas todo o saldo de R$10.000 está disponível para o financiamento aplicável a qualquer momento. Você só faz pagamentos em dinheiro que você realmente gastar.

Linha de crédito e seu funcionamento

Uma linha de crédito garante junto ao banco ou instituição financeira recursos que você pode utilizar se julgar necessário e precisar para manter sua empresa funcionando ou tirar sua vida pessoal do caos financeiro. (Foto: laws.ucoz.com)

Linhas de crédito para empresas e pessoas físicas: como funcionam?

Uma linha de crédito funciona de forma semelhante a um cartão de crédito ou cheque especial, em que você tem a liberdade de usar os fundos quando ele melhor lhe convier. Uma vantagem que uma linha de crédito tem contra um cartão de crédito ou cheque especial, porém, é que a taxa de juros é MUITO menor.

Além disso, uma linha de crédito geralmente vem com um limite muito maior para os gastos, enquanto limite do cartão de crédito é muito menor.

Tipos de linhas de crédito

Existem várias razões pelas quais você pode querer aplicar para uma linha de crédito, dependendo de onde você está financeiramente e seus objetivos. Uma linha de crédito pode ser usada para ajudar a aliviar seus buracos financeiros, custear emergências, financiar seu imóvel, ou mesmo financiar a educação universitária de seus filhos.

Em muitos casos, uma linha de crédito é uma opção muito mais barata do que aplicar para um empréstimo pessoal ou usar um cartão de crédito para grandes compras.

Vamos aos tipos:

  • Linhas de crédito pessoal são linhas de crédito com uma taxa de juros um pouco mais elevadas, mas com condições mais flexíveis para obtenção do financiamento. Para a maior parte das das linhas de crédito pessoal, não há limitações em como você pode usar o dinheiro.
  • Linhas de crédito para reforma, construção e compra de imóveis: como o nome diz, focada na compra de itens para um imóvel, incluindo terreno, materiais de construção, etc, ou o próprio imóvel em si, como um apartamento ou casa.
  • Linhas de crédito para veículos: linha de crédito para compra de um veículo, podendo este ser carro, moto, caminhão, trator, etc. Há regras específicas sobre a data de fabricação do veículo para que o financiamento seja aprovado.
  • Linhas de crédito para empresas: vão desde crédito para abertura da empresa até linhas de crédito para compra de insumos, maquinário, capital de giro, etc.
  • Linhas de crédito especiais: linhas de crédito para financiar os estudos, financiar casamentos, intercâmbio, entre outas situações específicas.

Como obter uma linha de crédito?

Geralmente, no momento em que você ou sua empresa abrem uma conta no banco ou instituição financeira, já há um limite pré aprovado nas diversas linhas de crédito do banco. Para utilizá-las, basta geralmente atualizar as informações financeiras no banco, levando comprovante de renda até o seu gerente e conversando com ele sobre o tipo de linha de crédito que você precisa aberta. Veja as condições antes de usar essa linha de crédito. Para algumas situações, como a compra de um imóvel, pode ser necessário também comprovar a situação do mesmo, contratos, e documentos. Mas com a linha de crédito aprovada, obter o imóvel se torna a parte mais fácil. O mesmo vale para qualquer outra linha de crédito.

Você tem alguma linha de crédito aprovada? Qual? O que fez para aprovar essa linha de crédito?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)