O que é carta de crédito?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

A carta de crédito é uma promessa de pagamento. Bancos fazem emissão de cartas de crédito, como forma de garantir os vendedores de que irão receber o pagamento, enquanto eles fazem o que eles concordaram em fazer contratualmente.

Publicidade

Publicidade

As cartas de crédito são comuns no comércio internacional porque o banco age como um partido desinteressado entre comprador e vendedor. Por exemplo, os importadores e exportadores podem usar cartas de crédito para se proteger. Além disso, a comunicação pode ser difícil por conta de milhares de quilômetros e os diferentes fusos horários. A carta de crédito deixa detalhes para que todo mundo está na mesma página.

Além do mercado internacional, a carte de crédito também muito usada em financiamentos, principalmente de automóveis e no ramo imobiliário. Vamos entender um pouco mais das cartas de crédito.

Partes envolvidas na carta de crédito

Para entender melhor as cartas de crédito, pode ajudar a saber que as seguintes partes estão envolvidas nos cartões de crédito:

Um banco promete pagar em nome de um cliente, mas onde é que o dinheiro vem?

Publicidade

Publicidade

O banco só vai emitir uma carta de crédito, se eles sabem que o comprador irá pagar. Alguns compradores têm de depositar (ou já tem) dinheiro suficiente para cobrir a carta de crédito, e alguns clientes usam uma linha de crédito com o banco, como os financiamentos. Os vendedores devem confiar que o banco emissor da carta de crédito é legítimo. Vale lembrar que para usar uma carta de crédito imobiliária pela CAIXA, por exemplo, é necessário que todos os documentos do imóvel estejam em dia.

Ciclo das cartas de crédito

Na foto, um diagrama explicando de forma básica como é o ciclo da carta de crédito. (Foto: finanzasempresa.blogspot.com)

Execução de uma Carta de Crédito

Um vendedor só é pago após a realização de ações específicas que o comprador e o vendedor concordaram.

Publicidade

Por exemplo, o vendedor pode ter de entregar a mercadoria antes de satisfazer os requisitos para a carta de crédito. Uma vez que a mercadoria é entregue, o vendedor recebe documentação que comprove que ele fez sua parte. A carta de crédito agora deve ser paga mesmo se algo acontecer com a mercadoria, seja um incêndio, terremoto, acidente, o que for. Por isso, é sempre bom fazer a transferência imediata dos bens envolvidos imediatamente no momento em que a carta é entregue.

Publicidade

Para pagar em uma carta de crédito, os bancos simplesmente usam documentos que comprovem que um vendedor realizou suas ações necessárias. Eles não se preocupam com a qualidade dos bens ou outros itens que podem ser importantes para o comprador e o vendedor, cabendo ao vendedor uma pesquisa prévia sobre o que ele realmente precisa no bem que interessa comprar.

Armadilhas de cartas de crédito

As cartas de crédito tornam possível fazer negócios em todo o mundo. Eles são ferramentas importantes e úteis, mas você deve ter cuidado ao usar cartas de crédito. Como um vendedor, você deve:

Como um comprador, você deve:

Publicidade

Publicidade

Começar uma Carta de Crédito

Para obter uma carta de crédito, visite o seu banco. Pergunte se eles podem ajudá-lo com uma carta de crédito, ou se têm alguma sugestão. Pequenos bancos e cooperativas de crédito pode não ser capazes de acomodá-lo. Você deve fazer uma pesquisa prévia também, buscando os bancos com as melhores taxas para o fim que pretende dar ao dinheiro. Boa sorte em sua procura e uso da carta de crédito!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário