Entrou no busão ou no metrô e na hora de pagar, o Bilhete Único deu erro. Bate aquele suor frio, mas você até consegue pagar a passagem com um dinheiro na carteira. O problema é no dia seguinte: e se o cartão der problema de novo? O que acontecem com meus créditos? Como não sair no prejuízo? Mantenha a calma. Vamos resolver o problema.

Erro de leitura no Bilhete Único: teste em outro ônibus ou metrô

Pode acontecer do Bilhete Único não estar funcionando em um terminal específico do metrô/ônibus, ou em uma catraca específica, e simplesmente ser necessário trocar de terminal para ele funcionar. Faça esse teste para saber se seu bilhete está mesmo com problema ou se é problema do terminal onde você o passou.

Bilhete Único da empresa deu erro: entre em contato do com o Departamento Pessoal da empresa

Quando seu Bilhete Único é fornecido por uma empresa e ele apresentar problema, basta entrar em contato com o Departamento Pessoal da sua empresa ou com o setor responsável por distribuir e recarregar os Bilhetes Únicos que eles verificarão o Bilhete por possíveis erros, substituindo-o por um novo, caso ele tenha mesmo defeito. O bilhete novo preservará o mesmo saldo do bilhete antigo, sem problema algum. Portanto, só manter a calma nesse momento que tudo pode dar certo.

Caso o bilhete tenha dado erro por má conservação, o funcionário pode ter que pagar uma taxa para substituição do Bilhete Único, o que é mais do que justo, já que na hora que você pega o cartão do Bilhete Único, você está se responsabilizando pelo que acontecer com ele, inclusive se ele ficar mal cuidado, como arranhões, rachaduras, quebrar, etc. Se ele apresentar defeitos que não foram causados por danos externos, aí já é outro papo.

Corrigir erro no bilhete único

Se o seu bilhete único apresentar erros, há canais de comunicação que possibilitam consertar esse erro e recuperar seu bilhete. (Foto: noticias.r7.com)

Erro no Bilhete Único: bilhete pessoal, o que fazer?

O erro no bilhete único pessoal, ou seja, aquele que você recarrega por conta própria, sem ser pela empresa, você deve entrar em contato com a empresa que administra o Bilhete Único na sua cidade, ou ir até a um posto de atendimento em um terminal de ônibus ou metrô para análise do cartão. Ligue para o SAC da administradora do Bilhete Único de sua cidade para saber qual o posto de atendimento mais próximo de sua casa ou trabalho.

Erro inesperado no Bilhete Único: verifique o saldo

Quando o Bilhete Único dá um erro inesperado, pode ser que o erro tenha ocorrido porque você esqueceu de recarregar o cartão ou a recarga feita pela sua empresa ainda não caiu no cartão. Verifique por um aplicativo do Bilhete Único ou através de um verificador de saldo em estações de metrô ou ônibus.

Conservação do seu Bilhete Único

Se você está com um cartão de Bilhete Único rachado, quebrado, enfim, em um estado de conservação ruim, é de se esperar que ele possa apresentar problemas. Nesse caso, leve o cartão a um posto de atendimento em uma estação de metrô, ônibus, ou ponto de recarga de sua cidade, e verifique o que pode ser feito para realizar a troca de seu cartão e preservar o saldo.

Ficou alguma dúvida sobre o que fazer quando der problema no sue Bilhete Único? Deixe nos comentários suas perguntas e nós iremos responder o mais rápido possível.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)