Inadimplência é quando as pessoas deixam de pagar suas dívidas. É um dado muito usado por bancos e instituições financeiras para analisar a saúde orçamentária de seus clientes, de um país, e também para analisar e avaliar o quanto das dívidas que não estão sendo pagas. Dessa forma, bancos e instituições financeiras podem avaliar, de forma bem realista, como estão seus resultados financeiros, fazendo projeções, estabelecendo metas, e também norteando como serão feitas as negociações das dívidas com seus clientes. Nessas renegociações, os bancos tentam poupar o máximo de recursos possíveis e evitam conflitos judiciais porque é custoso e pouco lucrativo aos envolvidos.

Solução de Dívidas do Banco do Brasil

A negociação de dívidas geralmente envolve um certo grau de burocracia, o que afasta as pessoas da negociação, aumentando o índice de inadimplentes. O Banco do Brasil criou um canal online, o portal BB Solução de Dívidas para facilitar esse processo, ajudando quem não sabe por onde começar uma negociação de dívidas ou tem receios de negociar as dívidas com o banco.

Solução de dividas do Banco do Brasil: como funciona?

É necessário que o cliente saiba que o portal vale apenas para dívidas de clientes do Banco do Brasil. A partir do portal, o cliente pode ter acesso ao seu internet banking, com o saldo devedor de dívidas atrasadas e o saldo de dívidas atuais. Através dos links, o cliente poderá:

  • Renegociar dívidas atrasadas
  • Parcelar o saldo devedor (cheque especial, cartão de crédito, empréstimo, financiamentos, etc)
  • Escolher a melhor data de pagamento
  • Fazer a consolidação da dívida em uma única parcela mensal (várias dívidas em uma só)
  • Portabilidade de crédito: é possível negociar com o BB a portabilidade de dívidas, isto é, a transferência de dívidas de outros bancos para o BB, com taxas mais competitivas (compare através do Custo Efetivo Total – CET: quanto menor, melhor é para você).

Para fazer a consolidação da dívida, porém, vale lembrar que o cliente estará sujeito a aprovação de crédito, isto é: o banco irá analisar os comprovantes de renda do cliente para poder avaliar se pode dar a ele ou ela uma linha de crédito para “Juntar” todos os empréstimos em um só. Se suas informações não estiverem atualizadas no cadastro do banco (comprovante de renda já tem mais de dois anos, por exemplo), você terá que atualizar as informações cadastrais antes de poder fazer a renegociação de dívida.

Renegociação de dívida do Banco do Brasil

Através do BB Solução de Dívidas, a burocracia de ter que ir a uma agência negociar sua dívida é cortada, e fica muito mais fácil regularizar seus débitos. (Foto: epocanegocios.globo.com)

Por que usar o Solução de Dívidas do BB?

A praticidade do portal é o principal motivo que deve te levar a usá-lo. É possível consultar e regularizar sua situação de forma rápida e muito prática, ajudando demais no planejamento financeiro. É bem melhor do que ter que ir a uma agência e ficar horas na fila para falar com um gerente para negociar sua dívida.

O portal ainda agiliza a limpeza do nome no SPC e no SERASA, poupando o cliente de constrangimentos ao aparecer pessoalmente na agência, ter que sentar com o gerente, falar de sua situação financeira. Isso é algo que nem todo mundo está confortável em fazer.

Como bônus, está a questão do tempo. Em algumas agências, pode demorar literalmente horas para você ser atendido por um gerente. Com o tempo sendo um bem tão precioso hoje em dia, poder negociar suas dívidas por um canal digital, do conforto de sua casa, é muito mais prático.

BB solução de dívidas: como usar o canal?

O canal está disponível em horário comercial, das 6 da manhã às 8 da noite (20:00h). Acessando o site, o cliente terá de dar entrada com seus dados de login do internet banking, onde ele terá acesso a informações como as parcelas em atraso, as parcelas atuais da dívida, as opções de parcelamento, as opções de consolidação da dívida, e as formas de pagamento.

BB Solução de dívidas: pagamento

O pagamento pode ser realizado por boleto direto do portal, imprimindo o termo de compromisso e cadastrando uma senha de 8 dígitos no primeiro acesso.

Vale a pena usar o BB solução de dívidas?

Chega a um ponto que uma dívida pode assumir um aspecto incontrolável. Para reassumir o controle, uma renegociação de dívida tem um papel essencial, e o BB solução de dívida pode ser um primeiro passo nessa direção, mas não pode ser o único.

Não pode ser o único porque não adianta negociar uma dívida se quem fez a dívida não mudar os hábitos que originaram a dívida. Digamos, por exemplo, que você renegociou uma dívida do cartão, mas ainda manteve seu cartão ativo. Há grandes chances de que você vai se endividar de novo. Então de que vai ter adiantado renegociar a dívida do cartão, sem ter o cancelado?

O BB Solução de Dívidas também não vai ensinar que é necessário uma educação financeira, um orçamento familiar, para planejar a alocação de recursos da família e evitar que as dívidas aconteçam novamente. Sem isso, as chances são grandes de que o cliente vai acabar endividado novamente.

Por fim, temos o fator taxa de juros. ao usar o BB solução de dívidas online, não é possível negociar uma taxa de juros mais vantajosa, menor. Isso é possível diretamente com o gerente, apesar de ter pouca chance de sucesso. A melhor forma de conseguir sucesso nesse tipo de negociação é quando o cliente consegue uma oferta de portabilidade de crédito de outro banco (a transferência da dívida para outro banco) que oferece uma taxa de juros menor ou uma condição melhor de pagamento (um prazo mais estendido de pagamentos, prazo maior de carência para o pagamento da primeira parcela, etc). A negociação de juros e parcelas da dívida é o cenário ideal que você quer para sua dívida, e você geralmente só vai conseguir esse cenário negociando diretamente com um gerente. Mas pode obter sua base de negociação com outros bancos diretamente pelo Portal do BB e depois ir para o gerente, ou seja, mesmo como ponto de referência, o Portal é uma boa ferramenta.

O que vocês acham do BB Solução de dívidas? Já teve que usar o portal alguma vez ou conhece alguém que usou?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)