Bandeira vermelha! Significado na sua conta de energia!

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

A tarifa de bandeiras significa que o governo não fez o dever de casa. Não houve planejamento correto para investimentos em energia e, como consequência, temos de usar a geração de energia cara das termoelétricas. Junte isso com a irresponsabilidade do controle artificial das tarifas e, como resultado, pagamos bem mais caro nas nossas contas de luz do que tínhamos planejado.

Publicidade

Publicidade

As tarifas de bandeiras da conta de luz

Para tentar amenizar a situação das nossas contas de luz e, possivelmente, compensar os erros cometidos pelas políticas públicas, a ANEEL, agência reguladora do setor elétrico brasileiro, criou a tarifa de bandeiras.

A tarifa de de luz de bandeiras basicamente mostra o quão caro está sendo, em um determinado momento, produzir energia. São três cores para a tarifa de bandeiras que demonstram os custos de produzir energia: verde, para produção mais barata; amarela, para uma produção de energia de custo intermediário; e vermelha, quando a produção de energia está mais cara.

A tarifa de luz bandeira vermelha geralmente vai acontecer quando as termelétricas tem de ser acionadas para compensar um ano de produção ruim para as hidrelétricas, principalmente anos em que chove menos. A tarifa de luz amarela vai acontecer quando há algumas dificuldades pontuais na produção mais barata de energia como, por exemplo, quando há uma seca mais ou menos prolongada em alguma região do país e as hidrelétricas não produzem toda a energia que tem capacidade. A tarifa de luz verde, ideal, acontecerá quando as condições de geração de energia são ideais, ou seja, mais baratas.

Publicidade

Publicidade

Controlando seus gastos com conta de luz

Use esta tabela para te ajudar a calcular aproximadamente o impacto do aumento pelas tarifas de bandeira na sua conta de luz. (Foto: campomaioremfoco.com.br)

Qual a função das tarifas da conta de luz?

Ela é uma forma das companhias energéticas brasileiras repassarem os custos de produção de energia aos consumidores, evitando que grandes aumentos na conta de luz aconteçam novamente e, principalmente, que a falta de ajustes na conta de luz atrapalhem os investimentos no setor elétrico, que são essenciais para que a conta de luz fique mais barata no futuro e possamos levar energia elétrica para mais pessoas no país.

Publicidade

Qual o custo de cada cor no sistema de bandeiras?

Publicidade

Na bandeira verde, quando as condições para geração de energia são favoráveis, não há nenhum acréscimo à conta de luz. Na bandeira amarela, quando há condições de geração menos favoráveis, serão acrescentados R$ 0,025 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos. Na bandeira vermelha, quando há condições mais custosas de geração, serão acrescentados R$0,055 para cada quilowatt-hora kWh consumido.

Não é ruim esse sistema de tarifas de bandeiras. Na verdade, é positivo, pois evita que grandes aumentos na conta de luz aconteçam de uma só vez e evita também que as concessionárias de energia não tenham dinheiro para novos investimentos.

Publicidade

Publicidade

A nós, consumidores, cabe a responsabilidade de controlar nossos gastos com energia elétrica e fazer nosso dever de casa para economizar luz.

O que você faz para economizar energia elétrica? Como você faz para controlar as contas de energia de sua casa? Compartilhe nos comentários suas estratégias de economia!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

9 comentários para: “Bandeira vermelha! Significado na sua conta de energia!”

  • Ana Cristina

    Essa tal bandeira vermelha é um roubo! Fui viajar e minha casa ficou fechada, minha conta reduziu menos da metade e mesmo assim veio a taxa de bandeira vermelha para pagar! Isso é ou não é roubo?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Cristina, a bandeira vermelha não depende da queda do seu consumo. Ela é cobrada de acordo com os custos para a energia ser produzida, e é definida pela ANEEL.

      Responder
  • Akson

    Boa noite, estou pagando a taxa mínima de energia 30 kWh e esse mês me cobraram a bandeira vermelha, gostaria de saber o que esta acontecendo? Detalhe ainda não estou morando na casa.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Akson, a bandeira vermelha tem a ver com o custo de geração de energia, não com o seu consumo.

      Responder
  • José Camilo

    Em 2015 teve somente 2 meses que passaram de 300kwh, mas sempre me cobram duas bandeiras vermelhas…porque será?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Olá José! Isso acontece por causa do aumento nos custos de produção de energia elétrica, não por causa apenas do seu consumo.

      Responder
  • Tatiane Gregorio

    Minha conta de luz tem vem cobrando6, 95 de bandeira vermelha. Isso está correto? Já não houve redução para 4, 95 em janeiro e para 3, 00 em fevereiro? Porque estão me cobrando 6, 95 ainda? Isso é abusivo?
    Entrei em contato com a ampla, mas a atendente não soube me responder.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Tatiane, essa tarifa é de acordo com o quanto você consume, não é uma tarifa fixa.

      Responder
  • João

    Pessoal, fiquem espertos! A conta de abril/2016 TEM QUE vir MAIS BARATA, segundo determinação da ANEEL.
    Tem chovido torrencialmente pelo Brasil afora e duvido que o uso das termelétricas tenha sido suficiente para esse abuso de bandeira vermelha continuar.
    Pra falar a verdade, ainda estou estudando ter que pagar 25 dias de bandeira vermelha agora em março porque tem chovido há um mês e meio e MUITO.

    Responder

Deixe um comentário