Energia solar: quanto eu economizo? Vale a pena?
O aumento do custo da eletricidade de fontes tradicionais e incentivos do governo para ficar verde fazem com que a instalação solar pareça um acéfalo para muitos proprietários.
Mas o verdadeiro custo dos painéis solares e se eles ajudarão você a economizar dinheiro, depende de alguns fatores-chave.
Placa de energia solar: quanto custa?
Em média, a instalação do painel solar e o sistema (kit de painel solares) juntos podem custar uma média de 20 salários mínimos, com instalação, para uma geração de 5 kWp. Mas é importante comparar e negociar com diferentes fornecedoras os preços.
As taxas de eletricidade variam de acordo com o local, e nos estados onde as taxas são maiores terão uma produção de energia solar que se paga com mais eficiência.
Antes de dar o salto, aprenda como sua conta de energia elétrica, localização e incentivos podem impactar sua carteira ao longo do tempo.
Aqui estão as etapas a serem seguidas para determinar se você economizará mais do que gasta em painéis solares.
1. Instalação de energia solar: comece pela sua conta de luz
Os painéis solares geram sua própria energia e, portanto, podem compensar bastante sua conta mensal de eletricidade, se não for eliminá-la. Quanto maior sua conta, maior a probabilidade de você se beneficiar da troca. Mas esteja ciente de que as taxas de eletricidade e o uso – as principais cobranças na sua fatura – são voláteis.
Se os preços da eletricidade de uma concessionária flutuarem, a quantidade de economia também poderia variar. Da mesma forma, se o consumo de energia mudar, a quantidade de economia também poderá variar.
2. Avalie sua exposição à luz solar
Mais sol significa mais energia produzida e um maior potencial para economizar com energia solar. Certos estados têm uma média de mais horas de luz solar por dia.
A orientação da sua casa em relação ao sol, a quantidade de sombra que recebe e seu tipo de telhado também afetam a saída de um sistema solar. Você pode estimar a eficiência dos painéis em sua casa usando uma calculadora, fácil de encontrar em diversos sites de fornecedoras de equipamentos para energia solar.
3. Estime e compare os preços dos kits de energia solar
O peso da despesa com painéis solares está em instalação e a compra dos painéis reais.
Os custos mínimos de longo prazo podem compensar os custos iniciais. A maioria dos sistemas não exige muita manutenção e é projetada para durar 20 anos ou mais, com pouca mudança na quantidade de eletricidade produzida.
Ao calcular o preço total, considere quanta energia você consome regularmente – seu uso está listado na sua conta mensal de utilidade – e qual sistema de tamanho gerará a quantidade necessária. Algumas ferramentas, como a calculadora dos fornecedores de equipamentos, estimam o tamanho do sistema para você. Se você conhece seu uso atual de energia, pode calcular quanto precisará pagar pelos painéis solares e inversores necessários para gerar a energia.
Algumas empresas reduzem os custos de instalação por meio de descontos e outros programas. Lembre-se de que kits mais modernos, como os que usam micro-inversores, podem ser um pouco mais caros mas compensarem na eficiência.
4. Fique de olho na política comercial
Mudanças na política comercial do governo também afetam os preços. Houve tarifas variadas em células solares e painéis importados na última década, afetando custos e oferta. Por exemplo, as tarifas podem ter descontos com isenções do governo ou acréscimos com o governo taxando as placas.
5. Decida se a energia solar é a escolha certa para sua casa
Se você mora em uma área com altas taxas de energia e uma classificação solar adequada e, se puder pagar o investimento inicial, vale a pena instalar painéis solares em sua casa enquanto a geração cobre os custos e ainda sobram para os meses que geram menos energia.
Se você decidir comprar painéis solares, compre e procure incentivos. Considere um empréstimo ou financiamento de energia solar, se você preferir espalhar o custo ao longo do tempo. Lembre -se de que você não precisa comprar painéis solares – você também pode usar o leasing.
O leasing oferece um custo inicial mais baixo, embora você não possua os painéis, eles não aumentam o valor da sua casa e você pode não ser elegível para incentivos.
O que acham da energia solar? Compartilhem nos comentários suas opiniões e experiência com a energia limpa.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Conta de luz ficou mais barata este ano? Redução de tarifa?
Casa grande ou pequena? Vantagens e desvantagens de cada uma!
10 dicas para construir gastando pouco!
Como é feito o cálculo de consumo de energia?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.