Em outro artigo aqui no site falamos sobre vários motivos para continuar recebendo suas contas em papel, como sempre foi, papel ao invés de arquivos. Falamos sobre as pegadinhas de mudar suas contas para o mundo online.

Agora, neste novo artigo mostramos os pontos positivos de aderir ao mundo digital no que diz respeito ao recebimento de contas e boletos para pagamento através de e-mail ou acessando a internet.

A maior parte das empresas e grandes prestadores de serviços tem um portal na internet que permite a impressão dos boletos para pagamento de contas. Concessionárias de energia elétrica, empresas de internet e TV a cabo, tratamento e distribuição de água e as vezes até mesmo a administradora do condomínio permite que as contas sejam acessadas através da internet. Outra forma comum é que tais empresas lhe permitam optar por receber as contas via e-mail e lhe enviam um arquivo, geralmente um PDF, pouco antes da data do vencimento. Em alguns casos a conta não vem diretamente no e-mail e você precisa acessar o portal para ver a conta efetivamente.

Considerando estas facilidades, vale a pena mudar do papel para o digital?

Menos lixo e papel

A primeira vantagem que nos vem em mente é a diminuição do lixo e da quantidade de papel utilizado. Nem estou falando de economia ou proteção ao meio ambiente não, falo da diminuição do papel que você precisará guardar em sua casa e terá que manter organizado. Organizar arquivos em um computador é bem mais simples que manter pastas cheias de papel em algum armário ou gaveta. Isso sem contar que com as opções de backup automático que temos hoje em dia, você nunca irá perder seus arquivos.

Este é um motivo excelente para receber as contas por e-mail. Você organiza as pastinhas no computador, já paga tudo online ou no débito automático e não precisa ficar guardando papel.

Mas existem também desvantagens e não receber as contas em papel, acredite!

Mais agilidade

O primeiro ponto é que você não tem o trabalho físico de receber, separar, abrir e catalogar as correspondências e as contas que chegam. Isto já é uma economia de tempo.

Conta em papel? Melhor via e-mail!

Contas em papel dão muito trabalho para organizar. Todo mês são várias páginas para guardar. Mas elas são melhores para lidar com a burocracia brasileira? (Foto: arquivo pessoal)

A maior agilidade também está presente no momento de digitar o código de barras no site do banco, caso você não esteja com as contas no débito automático. Tendo o arquivo PDF, você pode copiar e colar o código de barras usando CTRL+C e CTRL+V, evitando erros e finalizando o processo mais rapidamente. Ou vai dizer que você gosta de ficar contando os zeros do boleto?

Greve dos Correios

Os Correios vivem entrando em greve, até por isso as empresas preferem utilizar o serviço de transportadoras. No caso de greve dos correios você não receberá suas contas em papel a tempo de pagar, mas elas chegarão normalmente via internet. Além de economizar tempo você economizará dinheiro evitando multas e juros de mora por atraso de pagamento.

E pode ser ainda pior atrasar um boleto, pois pode ser que você precise se dirigir ao banco e enfrentar fila para fazer o pagamento em atraso!

Guardar as contas por 5 anos

Papel ocupa muito espaço físico. Contas em formato PDF são bem pequenas e você poderá guardar todas, para sempre, se quiser! Eu faço isto com meus exames e histórico de saúde, mas pode ser uma boa ideia ter as contas que você pagou no passado, pelo menos dos últimos anos.

Manter uma pasta física com centenas de folhas de papel organizadas pode ser um martírio pra muita gente. Por outro lado, criar um conjunto de diretórios organizados por ano é bem mais fácil e você pode guardar tudo na nuvem. Seguro, prático, durável e gratuito!

Não precisa digitalizar

Há vários sites de bancos, financeiras, corretoras e mesmo lojas que permite que os cadastros sejam feitos online. A maior parte exige o envio de comprovantes de endereço digitalizados. Se suas contas estão em papel, você precisará fotografar e digitalizar cada uma. Se elas já estão em formato digital, você não perde este tempo e o envio fica muito mais rápido. Mais um ponto para os formatos digitais!

Conclusão

Com todos estes pontos positivos fica parecendo que a coisa certa a se fazer é receber todas as contas no e-mail ou acessá-las de forma digital. Mas não é assim tão simples pois também há desvantagens em não ter as contas em papel.

Depois de analisar as vantagens e desvantagens de receber todas as contas online, optei por ter a maior parte apenas em formato digital e recebe em casa somente duas contas, uma em meu nome e outra em nome de minha esposa. Cada conta serve de comprovante de endereço para cada um de nós. Se não fosse a burocracia no Brasil, eu não teria mais nenhuma conta em papel aqui em casa!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)