Vamos examinar se comprar um quarto de hotel ou investir em um condo hotel é uma estratégia inteligente, e se esse tipo de investimento pode entrar na sua carteira em uma estratégia de diversificação de investimentos. Vamos analisar todos os detalhes para informar ao máximo cada um de nossos leitores.

Investir em condo hotel e quartos de hotel: o status

Com muitos hotéis e grupos empresariais entrando nessa onda de investimentos em condo hotéis, pode parecer uma grande oportunidade investir em qualquer quarto de hotel. Mas não é assim que funciona. Antes de investir em um quarto de hotel você precisa saber que nesse tipo de investimento, a marca do hotel e os arquitetos ou empreiteiras responsáveis pela obra devem ser considerados antes de investir. Por quê? Porque o status garante que o hotel será bem gerido, que a ocupação dos quartos será o mais próxima do máximo possível, e que você terá menos chances de ver seus investimentos indo por água abaixo com baixos retornos ou pior, um hotel que não será terminado e você perdendo seu dinheiro.

Investir em hotel: os quartos como investimentos

Isso nos leva à uma pergunta: são quartos de hotéis um investimento inteligente? A resposta curta é que depende de suas necessidades de investimento, em primeiro lugar. Existem tipos diferentes de investimentos em quartos de hotel: o pool ou o investimento em quartos individuais. No pool, os lucros de um grupo de quartos de um hotel são divididos para um grupo de pessoas que investem nos quartos de hotel, reduzindo desses lucros os custos que o hotel teve para manter os quartos. No investimento em quartos individuais, o investidor também terá o mesmo lucro, descontando os custos do hotel, com a diferença de que há maiores chances do quarto ficar mais tempo vago do que no pool de quartos.

Mas é interessante analisar o seguinte nesse tipo de investimento: as marcas hoteleiras geralmente tem software de reserva “inteligente” que é capaz de aumentar e baixar os preços dos quartos de hotel com base na demanda. Esse tipo de sofisticação de preços é um excelente recurso e, geralmente, permitem que investidores façam o máximo de dinheiro possível. Voltamos então à questão do status da marca do hotel, onde os hotéis mais famosos estarão sempre em vantagem por possuírem um sistema de gestão informatizada que maximiza os lucros, reduz os custos, e aumenta a taxa de ocupação dos quartos.

Vale a pena investir em quarto de hotel

Vale a pena investir em quarto de hotel?

Vale a pena comprar quarto de hotel? A divisão de receitas

Seu primeiro item importante a analisar no investimento de um quarto de hotel será a divisão de receita com o operador do hotel. Os termos exatos da divisão variam entre hotéis, que incluem também os custos para manter e administrar os quartos dos hotéis. Marcas premium tem taxas de ocupação que são mais fortes do que as marcas mais fracas. Para fazer a sua decisão final, você vai querer comparar múltiplas opções e analisar onde há o melhor valor de retorno baseado em números específicos e dados que as marcas estão fornecendo para você. Lembre-se de contabilizar seus lucros considerando também os impostos que podem incidir sobre os lucros mensais. Em outras palavras: não confie nas taxas de retorno que os hotéis e construturas falam, confie na sua calculadora e na sua análise do mercado, ou de especialistas confiáveis.

Comprar quarto de hotel com inteligência

A apreciação potencial do investimento é outro ponto importante a considerar. No entanto, este é outro ponto complicado em que você não pode completamente se apaixonar com o potencial de apreciação de hotéis. Bem como outros imóveis, a apreciação é altamente dependente de grandes influências macroeconômicas. Você pode comprar a mais bela unidade de hotel na cidade, mas se o mercado imobiliário está em crise, você não vai perceber o crescimento em seu capital até que o mercado se recupere. Dito isto, é importante olhar atentamente para o seu preço de aquisição por metro quadrado do quarto de hotel é semelhante aos marcas de hotéis concorrentes. Você também deve olhar para o custo por metro quadrado de outros imóveis nas proximidades, sejam eles hotéis ou não. Você ganha dinheiro durante o momento de compra e não, de venda. Ao comparar esses preços, você pode analisar também de investir em um imóvel próprio não seria um melhor investimento do que comprar um quarto de hotel. Comparando a investimentos semelhantes, é possível saber quando um investimento é melhor do que outro.

Sempre negocie o investimento em quarto de hotéis

Tenha em mente que tudo é negociável. Você pode ouvir declarações de agentes de vendas dizendo sobre as vantagens de investir em um quarto de hotel. E independente da situação, você sempre poderá negociar os valores de investimento. Há sempre flexibilidade com os compradores para fechar um negócio. Há quotas que devem ser atingidas por todos. O importante é vender os quartos e em seguida, passar para o próximo projeto. E acima de tudo, não deixe que a urgência de um vendedor te impeça de pesquisar e analisar bem seu investimento antes de fazê-lo.

Pesquise muito a construtura e a marca de hotéis

O histórico e força financeira da construtora são tão importantes, senão mais, do que a marca hoteleira do projeto. Uma boa construtura ou empreiteira será sempre capaz de arcar com os custos da construção sem o risco de falência. Isso é de extrema importância na gestão do risco desse tipo de investimento, já que a construção do hotel não ser terminada é um dos maiores riscos que o investidor pode correr.

Despesas, liquidez, e outros riscos no investimento em quartos de hotel

Você pode ter o melhor hotel, a melhor construtora, uma taxa de ocupação alta, mas acabar com um quarto de hotel ou um pool com altas despesas que tornam o investimento menos atraente que outros tipos de investimentos imobiliários semelhantes. Além desses custos do investimento, há o risco de liquidez, como em todo investimento imobiliário. Pode ser difícil conseguir repassar o investimento para outras pessoas, na hora que ele não fizer mais parte da sua estratégia de diversificação.

A má gestão do hotel ainda é uma possibilidade, e mesmo marcas de luxo podem sofrer com mão de obra ruim em diferentes regiões do país, o que torna necessário analisar também como é o ramo hoteleiro na região onde você quer investir.

Vale a pena investir em quartos de hotel?

Em uma carteira diversificada, os quartos de hotel devem ser classificados como um investimento imobiliário de alto risco. Existem opções de investimento semelhantes, como letras de crédito imobiliário (LCI) que tem um retorno mais garantido, ou mesmo o investimento em imóveis na planta. É de se perceber que esse investimento também tem um custo envolvido, que pode consumir boa parte do lucro no investimento. Portanto, vale a pena pesquisar bastante antes de direcionar seus recursos para quartos de hotel, comparando com o retorno de investimento semelhantes e de menor risco.

Você investe em quartos de hotel? Como está sendo o retorno sobre seu investimento?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)