5 coisas para saber antes de investir dinheiro!

Em Educação financeira por André M. Coelho

Se alguém está pensando em investir, antes de tirar o dinheiro do bolso e aplicar em um investimento qualquer, ela precisa pensar em algumas coisas, ou irá se arrepender profundamente.

O que saber antes de investir: saiba que não há garantia de retorno

Muitas pessoas investem as economias de uma vida inteira porque alguém prometeu um retorno garantido. Isso, no entanto, é um dos maiores riscos quando se trata de golpes de investimento.

É muito difícil para alguém dizer o que é bom demais para ser verdade, porque um bom texto ou orador vai fazer qualquer investimento parecer completamente perfeito.

Para identificar se um investimento é ruim, é importante obter o máximo de informação possível antes de fazer qualquer aplicação financeira. Quanto mais perguntas você fizer, melhor, e você ainda estará afastando possíveis golpistas, que se intimidarão com suas perguntas.

Cuidados antes de investir

Investir é cultivar seu dinheiro ao longo do tempo. Com os cuidados certos, você terá maior capacidade de atingir esse objetivo com tranquilidade. (Foto: www.roiinvesting.com)

Dicas de investimento: não invista mais do que você está disposto a perder

Pode parecer óbvio, mas isso é algo que acontece com frequência. É muito difícil se recuperar quando você perder o seu dinheiro da aposentadoria. Infelizmente, vemos um monte de vítimas desse descuido e que tiveram de sair da aposentadoria e voltar ao trabalho porque já não podem se darem ao luxo da aposentadoria. Não desista de suas economias de uma vida inteira porque não vale a pena.

Para evitar acabar em uma situação em que você ficará de mãos abanando, uma das coisas que os investidores devem fazer para proteger-se com antecedência é descobrir como eles podem retirar dinheiro do investimento e quanto vai custar, porque muitas vezes, há taxas que você tem que pagar.

Também é importante evitar investir tudo em um só lugar. Diversifique a sua carteira de investimentos, de modo que você espalhe seu risco através de uma variedade de investimentos e de diferentes classes de ativos e de risco. Então, se um determinado investimento não se sair bem, você ainda terá outros para compensar as perdas.

Cuidados com investimentos: mantenha documentos e registros

Guarde todos os seus documentos e papeis dos investimentos e certifique-se que você tem tudo em mãos sempre. Dessa maneira, se o investimento sair dos trilhos, a papelada que se correlaciona com um investimento será necessária como prova para ajudar as autoridades investigarem possíveis más condutas dos gestores do investimento.

Mantenha registros de datas, e certifique-se que você não dá dinheiro para qualquer um sem monitoramento. Quanto mais informações você obter sobre seus investimentos, melhor.

Mantenha-se informado sobre seus investimentos

Se uma oportunidade de investimento começa a levantar preocupações, já passou da hora de se informar sobre esse investimento. A coisa mais importante que os investidores devem fazer é buscar as informações sobre todos os investimentos que tem em sites, revistas, e jornais especializados em economia. Dessa maneira, além de poder detectar possíveis problemas com o investimento, você pode tomar ações preventivas para evitar prejuízos que não está pronto para arcar.

Converse com profissionais antes de investir

E não estamos falando apenas do gerente do banco. Você pode precisar de dicas de investidores profissionais para saber onde colocar seu dinheiro. Muitas vezes a melhor maneira para um investidor para obter seu dinheiro com um retorno justo é consultando os especialistas. Isso não irá interferir com a sua capacidade de decidir onde investir, só terá a acrescentar, na verdade.

Normalmente, gerentes vão tentar empurrar produtos financeiros de todos os tipos. Você tem que passar por cima desses “empurrões”, começando por compreender que pode levar algum tempo para obter o seu retorno esperado. Isso te vacinará contra um gerente ou conselheiro financeiro que quer te mostrar um retorno rápido para seus investimentos. Acima de tudo, sempre peça ao gerente para indicar investimentos de risco baixo, moderado, e alto risco. A partir das informações dadas, aí sim você decidirá, por conta própria, onde alocar os seus recursos financeiros.

O que você sabia antes de fazer seu primeiro investimento? O que você gostaria de saber antes de ter feito esse primeiro investimento? Compartilhe sua experiência e conselhos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário