Usar cheque é perigoso?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Utilizar cheques com responsabilidade e certos cuidados com certeza gera poucos problemas de segurança. Ainda assim, seu uso tem riscos inerentes que tornam o uso desse  título de crédito um perigo desde a retirada dos talões em branco do banco ou o recebimento por carta destes talões.

O primeiro perigo está no talão de cheques em branco. Muitas pessoas mal intencionadas podem utilizá-los para golpes e fraudes, principalmente se você já deixa seus talões assinados, o que é um grande erro. Mantenha seus cheques sempre em lugares seguros e só saia de casa com eles se tiver certeza de que vai utilizá-los. Além disso, nunca deixe nenhum deles preenchidos com qualquer tipo de informação.

Cheque clonado

Por ser apenas um pedaço de papel, com pouca segurança agregada, é muito mais fácil clonar um cheque do que um cartão. (Foto: sellerink.com.br)

Como título de crédito, ainda há outro problema: mesmo com o preenchimento do cheque como “pré-datado” e a informação “bom para”, quem recebe este título pode efetuar o saque à vista, independente da disponibilidade ou não de recursos em sua conta. É lógico que se for um lojista que fizer isso, ele pode ser responsabilizado legalmente por te fazer passar por embaraço desnecessário, principalmente se o seu nome for parar no cadastro dos emitentes de cheque sem fundo (CCF). Para se proteger desse possível problema, só emita cheques para lojas de renome e com a garantia de que você já tem em sua conta pelo menos dinheiro suficiente para a primeira parcela.

Cheques são muito fáceis de serem fraudados, sendo um grande perigo tanto para o emitente quanto para quem os recebe. É muito melhor escolher um cartão de crédito/débito que atenda às suas necessidades e, a partir dele, fazer todos os seus pagamentos com maior segurança e a garantia que fraudes são muito mais difíceis com este sistema de pagamentos. O uso de cheques cai a cada dia mais em desuso. Portanto, já passou da hora de se modernizar e deixar o cheque de lado.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário