Tarifa de registro de contrato! É legal?
Muitas vezes, quando alguém já assinou ou está para assinar um contrato com uma instituição financeira para financiar um bem, o cliente acaba surpreendido pela cobrança de uma tarifa de registro de contrato de financiamento. São várias as instituições financeiras que fazem tal cobrança, enquanto algumas não incluem tarifa alguma na hora de iniciar um financiamento ou empréstimo. Essas diferenças deixam muitos consumidores em dúvida sobre essa cobrança e sua legalidade.
Leia também
- Como consultar contrato do cartão de crédito?
- Como cadastrar tarifa social de baixa renda para água e luz?
Algo muito comum a acontecer é a cobrança dessa tarifa com nomes diferentes. Alguns nomes usados são: Tarifa de Abertura de Crédito (TAC), Tarifa de Registro de Contrato (TR), Serviços de Terceiros, Tarifa de Registro de Contrato, dentre muitos outros nomes de tarifas igualmente ilegais.
Há alguma situação em que a cobrança da tarifa de registro de contrato é legal?
A tarifa de registro de contrato em operações financeiras é totalmente ilegal. Agora, digamos que seja necessário o registro de um contrato de compra e venda para uma operação comercial entre duas partes. Se houver o envolvimento de qualquer tipo de operação financeira entre as partes, ou seja, troca de recursos financeiros, não pode haver a cobrança da tarifa de registro de contrato pelo vendedor.
Agora, digamos que o despachante cobrou o registro de um contrato CAIXA no cartório. É legal a cobrança? Também não, porque é um contrato de financiamento estabelecido com a CAIXA e que está sendo facilitado por um despachante. Este, por sua vez, pode cobrar pelo serviço que está prestando, de intermediador, mas não pode cobrar tarifa pelo registro do contrato em cartório.
O registro do contrato social na Junta Comercial de seu Estado, como não é uma operação financeira, pode ser cobrado. Porém, por exemplo, Microempreendedores Individuais (MEI) são isentos de qualquer tarifa para registro do CNPJ e da atividade como MEI.
O registro do contrato de locação e matrícula do imóvel pode ser cobrado pela imobiliária ou pelo dono do imóvel, afim de ter registradas todas as responsabilidades, deveres e direitos do locador e do locatário.
Considerações Finais
Operações financeiras tem regras rígidas, estabelecidas pelo Banco Central, e que devem ser respeitadas pelas instituições integrantes de nosso sistema financeira. Assim, a cobrança de tarifa de contrato é ilegal, de acordo com as regras vigentes.
Porém, existem várias outras situações onde uma cobrança de tarifa de contrato pode ser legal, como em alguns tipos de transações comerciais que envolvem a compra e venda de bens entre civis. Cabe analisar caso a caso e garantir seus direitos, denunciando ao Banco Central, PROCON e órgãos cabíveis quando seus direitos não estiverem sendo respeitados.
E se ainda tiver dúvidas, traga elas para o espaço de comentários abaixo e faremos o possível para ajudar!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como fazer um contrato de locação completo? Modelo aqui!
Tarifa de cheque superior a R$ 5000! Como funciona?
Tarifa de liquidação antecipada! O que é e qual o valor?
Adiantamento a depositantes – Que cobrança é essa?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
2 comentários para: “Tarifa de registro de contrato! É legal?”
Carlos Henrique
Sou um micro empreendedor gostaria de saber como faço para adquirir uma máquina, valores e tarifas
Equipe Crédito ou Débito
Nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/como-adquirir-maquina-de-cartao/ pode te ajudar.