A taxa de cadastro pode ser cobrada?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

A resposta curta para esta pergunta: não, pois os custos atrelados a abertura de um crédito ou empréstimo perante um banco ou instituição financeira estão intrínsecos à atividade exercida pela instituição, sendo sua cobrança então indevida e ilegal, já que os juros caracterizam os custos da efetivação do empréstimo ou financiamento.

Leia também

Sites institucionais falsos, com endereços parecidos aos dos principais bancos brasileiros, com supostas propostas financeiras também tem aparecido aos montes na internet. As pessoas fornecem dados pessoais e senhas que são utilizados por pessoas de má fé para obter financiamentos, empréstimos e roubar dinheiro da conta destas pessoas.

Em alguns casos, é pedido que o usuário apenas deixe seu telefone para ser contatado mais tarde. Então, alguém entra em contato com o consumidor desavisado, solicitando um depósito adiantado como uma parcela do próprio financiamento ou como custos para abertura do empréstimo.

Ilegalidade da cobrança da taxa de cadastro

A cobrança da taxa de cadastro é totalmente ilegal. Porém, existem ainda instituições financeiras e pessoas que agem de má fé contra o consumidor e cobram tais taxas. Preste bem atenção aos seus direitos e procure o Procon mais próximo para receber seu dinheiro de volta, caso tenha pago alguma dessas taxas. (Foto: mundodastribos.com)

É importante lembra o consumidor que quando instituições bancárias são associadas a estes golpes, elas também estão sendo vítimas dos mesmos, uma vez que seu nome e marca estão sendo utilizados sem sua devida autorização. Para evitar isso, elas investem milhões em medidas de seguranças para evitar tais golpes e, com o suporte da Polícia Federal, caçam e prendem os golpistas ao redor do Brasil.

Os Procons de todo o Brasil já se posicionaram publicamente contra a cobrança da tarifa de cadastro, visto que muitos consumidores estão pagando esses valores, em especial, nos contratos de financiamento de veículos. O consumidor que eventualmente pagou a Tarifa de Cadastro poderá pedir o ressarcimento do valor junto ao Procon, com atualização monetária, devendo para tanto levar cópia de seus documentos pessoais e cópia do comprovante de pagamento de referida Tarifa.

A pesquisa sobre dados cadastrais ou para concessão de crédito faz parte da atividade do contratado, não caracterizando qualquer serviço prestado ao consumidor ou solicitado por ele. Portanto, as tarifas de cadastro e abertura de crédito são usadas com o objetivo de cobrir os custos administrativos da própria instituição e diminuir riscos, sendo assim uma afronta ao direito do consumidor brasileiro.

Fique de olho em seus direitos e tome cuidado com qualquer cobrança indevida em seus financiamentos e empréstimos. Sempre vá direto ao gerente do banco para negociar seus empréstimos e fique desconfiado de tarifas muito baixas ou oportunidades para empréstimos muito promissoras: você pode cair em um golpe mesmo sem perceber.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário