Sistema TEF: o que é e como funciona?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Os sistemas de pagamentos por cartões de crédito e débito, além dos sistemas de pagamentos usando tickets refeição, estão se tornando cada vez mais populares. Como um mercado em crescimento, as opções para facilitar a oferta dessas formas de pagamento aos clientes estão cada vez mais modernas, incluindo até sistemas integrados aos pontos de venda para agilizar e facilitar os processos de venda de produtos e serviços. E um desses meios são os sistemas TEF.

TEF dedicado, discado, e outros tipos de TEF

Para estabelecer essa comunicação entre o estabelecimento comercial e a operadora dos meios de pagamento, são usados alguns tipos diferentes de TEF, sendo eles:

Integração em sistema TEF

Usando um sistema TEF no seu negócio, as vendas ficam muito melhor integradas e se tornam muito mais eficientes. (Foto: Business News Daily)

Componentes do sistema TEF

Para fazer um sistema TEF, uma parte integrante da automação comercial, são necessários os seguintes componentes:

Quais as diferenças entre os sistemas TEF?

A maior diferença entre os sistemas TEF está na performance da resposta de autorização para o uso do cartão, com os sistemas de TEF dedicado e IP possuindo os tempos de resposta mais rápidos. Geralmente são também os sistemas mais caros de implementar ou que exigem uma contrapartida maior dos estabelecimentos, como um volume de vendas mínimo para ter tarifas e taxas mais acessíveis.

O que é melhor para minha empresa: TEF ou maquinha de cartão?

Uma maquininha de cartão geralmente mais barata de se adquirir e manter do que um sistema TEF que integra vários pontos de venda em sua empresa. Mas isso é apenas válido para empresas de pequeno porte. Para empresas de médio a grande porte, o TEF vai se tornando uma melhor opção por diversos motivos, começando pela automação comercial e praticidade que o sistema traz para a empresa.

Um sistema TEF não é limitado para aceitar apenas uma ou outra bandeira como acontece na maioria das máquinas de cartão. É possível negociar com diferentes adquirentes para poder aceitar diversas bandeiras no seu negócio, de acordo com suas necessidades.

Um sistema TEF também emite notas fiscais eletrônicas e as envia automaticamente para a Receita Federal, reduzindo os custos fiscais com contadores. Além disso, a verificação de estoque, volume de vendas, relatórios, e metas fica muito mais fácil e bem organizado através do sistema TEF, que facilita a verificação de todas essas informações.

Vale lembrar que em alguns estados, o TEF é obrigatório para alguns tipos de estabelecimento, Verifique com um contador, Secretaria da Fazenda ou Câmara de Comércio da sua região para esclarecimentos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos respondê-las!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário