Segunda via do cartão cidadão

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Antes de respondermos a pergunta sobre como tirar a segunda via do Cartão Cidadão, vamos responder o que é o Cartão Cidadão para quem não sabe. O Cartão Cidadão é um cartão magnético fornecido gratuitamente pela CAIXA que permite que você receba e realize saques de benefícios trabalhistas a que tenha direito, como por exemplo o abono salarial, além de poder consultar informações sobre tais benefícios e FGTS.

Publicidade

Publicidade

O Cartão Cidadão pode ser emitido por pessoas vinculadas ao FGTS, beneficiários de rendimentos e abono salarial. Caso não esteja recebendo em conta corrente, as parcelas do seguro desemprego e Programas de Transferência de Renda (bolsa família, bolsa atleta, etc) podem também ser recebidos no Cartão Cidadão. Basta estar cadastrado no PIS/PASEP, no NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) ou no NIS (Número de Inscrição Social) para solicitar o cartão, o que pode ser feito nas agências da CAIXA espalhadas por todo o país. Você receberá o cartão no endereço cadastrado dentro de 15 dias. Para usá-lo você precisará de uma senha que pode ser cadastrada em uma lotérica ou também na CAIXA. Os saques e consultas podem ser feitos em casas lotéricas, agências da CAIXA e terminais de auto atendimento. E aí chegamos à nossa questão: eu solicitei o cartão, recebi o cartão, usei o cartão, e perdi o cartão! O que fazer para tirar a segunda via do Cartão Cidadão?

Publicidade

Publicidade

Como tirar a segunda via do cartão cidadão

O que fazer para pedir a segunda via do cartão cidadão

Publicidade

Essa solicitação somente pode ser feita pessoalmente ou pelo telefone 0800-726-0101, pois não existe este serviço disponível na Internet. Indo à uma agência da CAIXA você pode procurar um funcionário responsável que te entregará um formulário a ser preenchido. Você deverá estar com sua carteira de trabalho para saber o número do PIS. Basta isso! Em 15 dias você receberá gratuitamente a segunda via do seu cartão cidadão em casa, devendo você cadastrar uma nova senha por questões de segurança.

Publicidade

Sobre o autor

Publicidade

Publicidade

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Um comentário para: “Segunda via do cartão cidadão”

  • Vilma Vieira Matias da Silva

    Pedi por telefone a segunda via do meu cartão cidadão, em setembro e até agora não recebi o que tenho que fazer. Meu email não consigo resgatar minhas ms. É Possível vocês me mandar resposta por ms de texto por favor. Muito obrigada.

    Responder

Deixe um comentário