Rentabilidade: o que é? Como calcular?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Para tomar qualquer decisão de investimento, é necessário analisar o retorno potencial esperado do investimento através do cálculo de rentabilidade. Para fazer isso, os especialistas usam métricas diferentes, que fornecem informações sobre a lucratividade de seus investimentos.

Duas das ferramentas mais usadas para obter esses dados são o VPL e a TIR. O acrônimo VPL significa valor presente líquido, enquanto o acrônimo TIR significa taxa interna de retorno.

O VPL é um critério de investimento que consiste em descontar fluxos de caixa futuros (cobranças e pagamentos). Em outras palavras, traga os fluxos de caixa esperados para o presente, descontando-os em uma determinada taxa. Assim, o VPL expressará uma medida da lucratividade de um projeto em termos absolutos.

O VPL é calculado de acordo com a seguinte fórmula

VPL = -IO + [F1/(1+k)] + (…) + [Fn/(1+k)n]

Onde:

IO é o investimento original;

F1, são os fluxos de caixa em cada período;

n, é o número de períodos; e

k a taxa de desconto.

Análise de rentabilidade com o Valor Presente Líquido

Quando o VPL é maior que zero, pode-se entender que a atualização dos fluxos de caixa gerará lucros. Se o VPL for igual a zero, o investimento não gerará lucros ou perdas. E, finalmente, quando o VPL estiver abaixo de zero, o projeto de investimento gerará perdas.

A principal desvantagem que o VPL pode apresentar é a determinação da taxa de desconto. Lembre-se de que a taxa de desconto é a taxa na qual os fluxos de caixa futuros projetados podem ser atualizados. Traga-os para o momento presente.

Um dos métodos mais amplamente utilizados para calcular essa taxa é o chamado custo médio ponderado de capital.

Há várias calculadoras online de investimentos que automatizam o processo e te ajudam a entender a rentabilidade de todos os rendimento de seus investimentos.

Calculando rentabilidade

Faça o cálculo da rentabilidade para analisar melhor seus investimentos e alocação de recursos. (Imagem: Peak Business)

Qual é a Taxa Interna de Retorno na rentabilidade?

Da mesma forma, como indicamos, é uma ferramenta que permite avaliar um investimento. Ao contrário do VPL, a TIR é expressa como uma porcentagem.

A TIR é calculada a partir do VPL. Especificamente, a TIR é a taxa de desconto na fórmula de VPL que expressamos acima. Para o seu cálculo, levamos o VPL para zero:

VPL = -IO + [F1/(1+k)] + (…) + [Fn/(1+k)n] = 0

Quanto maior a TIR de um investimento em um projeto, mais desejável será o investimento. O mais apropriado é comparar a TIR com um custo de oportunidade (R). Cada investidor marcará seu custo de oportunidade. Quando a TIR é maior do que essa oportunidade marcada pelo investidor, o investimento faz sentido econômico.

Análise de rentabilidade com o uso da TIR

Suponha que um investidor tenha a oportunidade de investir em uma nova empresa. Ao mesmo tempo, uma entidade financeira oferece um produto financeiro com 4% de juros.

Para tomar a decisão de investir na nova empresa, ela terá que calcular sua TIR. Para esse fim, aplica as fórmulas expressas nas exposições anteriores.

Depois que o cálculo é feito, a TIR obtida é de 6,8%.

Sob esses resultados, parece razoável investir no projeto de negócios. Dado isso, as expectativas de lucratividade são mais altas do que as oferecidas pelo produto financeiro mencionado.

Diferenças entre VPL e TIR para o cálculo de rentabilidade

Como dissemos, o VPL e a TIR são ferramentas que permitem ao investidor tomar decisões, com base na lucratividade. No entanto, esses critérios podem não ser os mesmos em todos os casos. Principalmente quando os investimentos precisam ser priorizados.

A principal diferença entre os dois métodos é o resultado. O VPL fornece resultados em termos (líquidos) absolutos, em unidades monetárias. Por exemplo, euros. Assim, indica o valor do investimento no momento. A TIR nos dá uma medida relativa, expressa como uma porcentagem. A TIR indica a taxa na qual o investimento inicial será recuperado.

Antes de fazer qualquer investimento, parece razoável analisar a potencial lucratividade futura do investimento. Tanto o VPL quanto a TIR são ferramentas que permitem o cálculo dessa lucratividade. Tanto em termos absolutos (VPL) quanto em termos da taxa interna de recuperação (TIR).

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário