Um passaporte é uma chave para o mundo. Imagine que você encontre uma passagem aérea incrivelmente barata para Paris e decida que deseja finalmente ver a Torre Eiffel em pessoa. Ou talvez você tenha a oportunidade de visitar o Japão através de uma viagem de negócios da empresa. Se houver uma pequena chance de você fazer uma viagem seja para trabalho ou lazer, com o passaporte na mão, você poderá ir a qualquer hora, desde que possa fazer as malas com rapidez suficiente.

Quem precisa tirar um passaporte?

Se você for a qualquer lugar fora do Brasil não poderá sair de casa sem ele. Cidadãos brasileiros no exterior são obrigados a ter um passaporte válido. As mesmas regras agora se aplicam a qualquer pessoa que entra no nosso país. Basicamente, todo cidadão que sonha, pretende, ou tem chances de viajar para o exterior nos próximos anos deveria se candidatar a um passaporte.

Por que tirar um passaporte?

No caso de você perder um documento de identificação, você pode usar seu passaporte como sua identificação oficial. Ele vai funcionar para viajar, fazer conta em banco, fazer financiamentos e também tornará muito mais fácil para substituir seus outros documentos.

Para um adulto, a taxa total de solicitação de passaporte não é das mais baratas. Mas se você esperar até o último minuto para tirar o seu, terá que pagar um extra para um serviço agilizado para obter seu documento de viagem em cerca de duas semanas. Lembrando que você ainda terá de tirar o visto para a sua viagem, o que pode demorar, é bom já tirar cedo seu passaporte para economizar tempo e seu dinheiro.

Na verdade, pode levar mais tempo do que você espera para simplesmente solicitar seu passaporte. Se esta é sua primeira vez solicitando um passaporte (e, portanto, não tem um passaporte vencido), você precisará obter uma série de documentos e passar por algumas burocracias que são necessárias mas tomam tempo.

Tirando passaporte

Tire seu passaporte para poder aproveitar viagens internacionais e ter um documento válido em qualquer lugar do mundo. (Foto: Moppedhiker)

Para quê serve um passaporte?

Não importa se seu melhor amigo tem pontos de milhagem suficientes para levá-lo para a Austrália ou se você quiser apenas viajar para o México para curtir doses de tequila. Se você tiver seu passaporte, não há nada que o impeça de fazer isso.

O passaporte é, basicamente, um documento de identidade internacional que contém seus vistos. Os vistos, por sua vez, são autorizações que te permitem visitar um país. Enquanto o passaporte é conseguido com facilidade através da Polícia Federal, vistos já exigem o envolvimento de consulados ou embaixadas onde você passará por uma entrevista e análise para poder ter seu visto carimbado no passaporte.

Vale lembrar que tanto um passaporte quanto um visto tem validade, e essa validade precisa ser monitorada para que você não corra o risco de viajar com um passaporte ou visto vencido.

Há algo em simplesmente ter seu passaporte na mão que faz você se sentir livre, moderno, atual. Nos próximos anos, você estará pronto para ir a qualquer lugar, fazer qualquer coisa. Nós pensamos que qualquer coisa tão poderosa e oferecendo tanto potencial é dinheiro bem gasto.

Você já fez seu passaporte? Como foi o processo? Compartilhem suas experiências com o passaporte nos comentários abaixo!

Marcadores: ,

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)