Como pagar a taxa do visto?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Para que você obtenha o visto em seu passaporte e possa viajar para o exterior, é necessário o pagamento de uma taxa solicitada pelo consulado do país para onde você deseja viajar. A taxa é fácil de ser paga, mas algumas instruções devem ser seguidas para que você não encontre problemas e dores de cabeça no meio do caminho.

Publicidade

Publicidade

Consulados como o dos EUA solicitam o preenchimento de formulários antes do pagamento das taxas do visto. É de importância que você busque no site do consulado as instruções para o visto e o pagamento das taxas.

A taxa pode normalmente ser paga com o cartão de crédito, por telefone, em agências bancárias que ficam dentro dos consulados ou bancos vinculados ao consulado que aceitem o pagamento. Antes de ir ao consulado, não se esqueça de solicitar instruções sobre o pagamento por telefone ou e-mail, poupando assim que você leve só seu cartão de crédito, por exemplo, e eles não o aceitem na hora do pagamento.

Publicidade

Publicidade

A taxa é normalmente paga antes da entrevistas ser realizada. Esta, deve ser agendada pelo site do consulado dedicado ao visto ou pelo telefone. Pode ser que diferentes consulados adotem diferentes procedimentos, uma vez que estamos utilizando o consulado norte americano como principal modelo para este artigo.

Visto e taxas

Pagar o valor para a emissão do visto é um preço necessário para que sua viagem ao exterior seja completamente legal e sem dores de cabeça. (Foto: viagem.uol.com.br)

Publicidade

Será necessário que você já tenha seu passaporte em mãos, outros documentos como comprovante de renda, carta convite, fotos entre outros, de acordo com os requerimentos do consulado no qual você fará a solicitação do visto.

Publicidade

Você terá que ir pessoalmente a um dos consulados do país de destino, sendo que você poderá encontrar o consulado mais próximo através da internet. Você poderá comparecer na embaixada, levando o comprovante de pagamento da taxa e os documentos solicitados. A entrevista é normalmente direcionada apenas para quem solicita o visto pela primeira vez, sendo necessária apenas em casos específicos para a renovação do visto.

O passaporte com o visto é então entregue ao solicitante por meio de entrega à domicílio ou combinado um local de entrega. Caso fique alguma dúvida, não deixe de perguntar no espaço para comentários abaixo ou entrando em contato com o consulado do país que deseja visitar. Não se esqueça de verificar também que alguns países não precisam de pagamento de taxa para o visto.

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário