Que documentos preciso para o Imposto de Renda?

Escrito na categoria "Imposto de renda" por André M. Coelho.

Todo ano, os brasileiros tem que se organizar para levar a documentação correta para a Receita Federal e declarar seu imposto de renda, afim de evitar problemas no caso de caírem na malha fina da Receita. O recomendado é que tais documentos estejam sempre bem organizados, disponíveis e em mãos, para que não se percam ou sumam em momentos de necessidade. Hoje vamos repassar a vocês uma relação dos documentos que você já deve organizar para sua declaração do ano que vem não ficar bagunçada. E essa organização pode inclusive resultar em uma bocada menor por parte da Receita.

Publicidade

Publicidade

Os documentos pessoais necessários para seu imposto de renda são:

Publicidade

Publicidade

Tenha certeza de conferir todos os documentos mais de uma vez. Informações incorretas podem ser custosas e dispenderem um tempo desnecessariamente. Separe cópias e se você tiver um contador, peça para que ele confira os documentos mais de uma vez.
A bocada do Leão

Uma boa organização poderá te poupar de uma bocada maior do imposto de renda. (Foto: veja.abril.com.br)

Outros comprovantes que você precisará ter em mãos para sua declaração são:
Publicidade

Publicidade

Lembramos que esta organização de documentos deve ser feita durante o ano todo, afim de salvar o estresse e a correria de conseguir toda a documentação de uma só vez. Você também deve ficar de olho nos limites estabelecidos pela Receita Federal para a isenção do imposto de renda, além de alguma modificação que possa entrar dentro de sua declaração. Nos últimos anos, alguns gastos passaram a ser deduzidos do imposto. Mais informações, recomendamos sempre que você busque um profissional da área, um contador, para te dar instruções e dicas financeiras para evitar a grande mordida do leão.

Sobre o autor

Publicidade

Publicidade

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário