Uma conta de poupança é uma conta de depósito geradora de juros mantida em um banco ou outra instituição financeira. As instituições financeiras asseguram sua conta poupança com baixos riscos de investimento. Elas não podem cobrar taxas pelas contas poupança, mas há alguns tipos diferentes de contas poupança que é preciso compreender, como a variação da poupança do Banco do Brasil..

Entendendo a conta poupança

Contas de poupança geralmente são abertas para manter o dinheiro que você não pretende usar para despesas diárias ou regulares. Contas de poupança diferem de contas correntes, que permitem que você escreva cheques e use cartões de crédito, tenha linhas de financiamento e de crédito pré aprovados, além do acesso a pacotes de serviços.

Vantagens das contas poupança

Como as contas de poupança pagam juros, é mais benéfico manter seus fundos desnecessários em uma conta de poupança do que uma conta corrente para que seu dinheiro possa crescer, mesmo quando a conta corrente tem algum rendimento de investimento atrelado a ela. Além disso, as contas de poupança são um dos investimentos mais líquidos, já que o saque e acesso são imediatos. Enquanto as contas de poupança facilitam a poupança, também facilitam o acesso aos seus fundos. Em contraste, normalmente é mais difícil descontar um título, fazer uma retirada de uma conta de aposentadoria ou vender ações ou outros ativos. Algumas contas poupança estão atreladas a títulos de capitalização, possibilitando que você participe de sorteios para ganhar prêmios ou dinheiro.

Variações de conta poupança BB

Entenda as variações de conta poupança no Bando do Brasil para não ter problemas. (Foto: FS17 mods)

Desvantagens das contas poupança

Embora a liquidez de uma conta poupança seja um dos seus principais benefícios, ela disponibiliza os fundos prontamente, o que poderia levá-lo a gastá-los. As contas de poupança geralmente pagam taxas de juros mais baixas do que as letras do Tesouro e os certificados de depósito (CDs). Como resultado, elas não devem ser usadas ​​para períodos de manutenção de longo prazo.

Quanto dinheiro você deve ter em sua conta poupança?

Como regra geral, os consultores financeiros recomendam que você tenha economias suficientes para cobrir pelo menos três a seis meses de contas. Isso lhe dá uma proteção financeira para o caso de você perder seu emprego, enfrentar um problema médico ou encontrar outra emergência que exija dinheiro. Devido à liquidez de uma conta poupança, você pode acessar o dinheiro de forma rápida e fácil quando precisar. Enquanto alguns analistas recomendam manter mais em sua conta poupança, a maioria pensa que o excesso de dinheiro deve ser colocado em contas com juros mais elevados ou usado para pagar dívidas com taxas de juros mais altas.

Qual é a variação da poupança do Banco do Brasil?

Existem dois tipos de contas poupança no Banco do Brasil: Poupança Ouro e Poupex. No primeiro tipo, o dinheiro que é depositado pelos correntistas é usado pelo próprio Banco do Brasil para financiamentos imobiliários e crédito rural. No caso da Poupex, os recursos são direcionados para a Associação de Poupança e Empréstimo para o concedimento de financiamentos imobiliários.

O cliente é quem escolhe o tipo de poupança, sendo o código número 51 usado para a Poupança Ouro e o código numérico 96 para a Poupex.

A variação da conta poupança do Banco do Brasil não tem a ver com o rendimento mensal. Ela está baseada na Taxa Referencial (TR), 70% da Selic (quando for inferior a 8,5%). Essa fórmula é válida para as Poupança Ouro e Poupex.

Outros códigos de variações para as modalidades de poupança do Banco do Brasil incluem:

01 Poupança Ouro

51 Nova Poupança Ouro

02 Poupança Ouro Salário

52 Nova Poupança Ouro Salário

91 Poupança Poupex

96 Nova Poupança Poupex

92 Poupança Poupex Salário

97 Nova Poupança Poupex Salário

59 Poupança Ouro Postal

61 Nova Poupança Ouro Postal

OBS.: Nova Poupança se refere às contas poupança abertas depois da alteração dos códigos de variação. Se sua conta poupança é antiga, use os códigos antes da mudança.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)