Às vezes, diz-se que um dos melhores investimentos é investir em si mesmo. Você pode fazer isso obtendo treinamento ou educação adicional, desenvolvendo novas habilidades profissionais ou de negócios ou investindo em um negócio. Esse último – investir em um negócio – abre a questão das franquias: as franquias são bons investimentos? Cotas de franquias são boas?

O que é investimento em cotas de franquias?

As cotas de franquias funcionam de forma parecida com a compra de ações de empresas. Uma empresa, dona de franquias, vende cotas aos investidores de suas franquias. O rendimento geralmente é de renda fixa, garantindo um retorno fixo e de baixo a moderado risco para o investidor.

A franqueadora fica completamente responsável por gerir a franquia, e você só faz a compra da sua cota

O que é uma franquia?

Basicamente, uma franquia é uma maneira de comprar os benefícios de um negócio estabelecido. Na verdade, você está criando um novo negócio desde o início, mas está fazendo isso dentro da estrutura de um modelo de negócios já bem-sucedido.

Exemplos comuns de franquia incluem restaurantes de fast food, como McDonald’s e Burger King, empresas imobiliárias, como RE/MAX, e salões de corte de cabelo,s. Embora alguns desses franqueadores sejam gigantes corporativos, seus negócios estão cheios de lojas e pontos de venda independentes em centenas ou milhares de locais.

Cotas de franquias é confiável?

As franquias existem em todas as formas e tamanhos; eles não são realmente padrão. Por exemplo, em algumas franquias, você está comprando participação, logotipos, publicidade e, talvez, arrendamento de certos tipos de equipamento. Com outras pessoas, você está comprando o pacote inteiro, incluindo o imóvel e todo o equipamento. No primeiro tipo, estamos falando do investimento em cotas de franquias.

Há benefícios contínuos de investir em cotas de franquia ou em franquias. Um grande problema e desafio está no marketing, incluindo publicidade. Essa é uma das principais razões para comprar uma franquia ou cota, em vez de criar um negócio a partir do zero. Você pode tirar proveito da imagem e do alcance de marketing do franqueador e até se beneficiar da publicidade local.

Investindo em cotas de franquia, você evita ter de lidar com os gastos e tempo de gerenciamento de franquias.

Cotas de franquias

A compra de cotas de franquias pode ser um investimento se houver o devido planejamento. (Foto: The Rail Media)

Vale a pena investir em franquias ou cotas de franquias?

Quando você compra uma franquia, é realmente um híbrido de investir e iniciar um negócio. O lado do investimento é o capital inicial que é necessário para comprar a franquia. Esse preço pode ser alto (consulte a próxima seção). Mas quando você compra, você é responsável por gerenciar a operação.

De uma maneira real, a compra de uma franquia pode se tornar uma atividade econômica abrangente. Você não apenas está transferindo uma parte substancial do capital para os negócios, mas também está transformando-a em uma carreira em período integral.

As cotas de franquias se tornam um investimento com uma economia maior de tempo, porque permitem que você apenas invista no negócio e receba uma parcela dos lucros. A franqueadora que ficará com o trabalho árduo. Você ficará responsável por gerenciar sua carteira de investimentos e avaliar se o investimento ainda encaixa na sua estratégia.

Além disso, as cotas de franquias são investimentos mais baratos do que investir na gestão e gerência de franquias.

Franquiasnão são investimentos passivos

Se você está pensando em uma franquia em termos de investimento, entenda que não é como investir em um portfólio financeiro. Por falar nisso, nem sequer é como gerenciar uma propriedade de investimento. Especialmente no início, você estará envolvido em todos os detalhes da operação. Nesse ponto, você pode trabalhar 60, 70, 80 ou mais horas por semana.

Mesmo depois de passar pela fase de lançamento, é provável que você continue trabalhando muito além de 40 horas por semana. E mesmo que você contrate um gerente para executar a operação, ainda precisará estar lá regularmente, gerenciando seu gerente.

Mesmo as melhores franquias nunca são totalmente passivas.

As cotas de franquias são investimentos passivos

Uma maneira de aumentar o investimento de uma franquia é fazer uma parceria com alguém que cuidará do gerenciamento da operação, enquanto você age como um parceiro silencioso que coloca a capital inicial. Você estará investindo no negócio e obtendo retorno do seu investimento (supondo que seja rentável). Isso são as cotas de franquia.

Essa pode ser uma excelente estratégia se você tiver capital para investir, mas não possui experiência. Você pode fazer parceria com alguém que tenha uma vasta experiência nesse negócio em particular e talvez até com essa franquia específica. A franqueadora coletará um salário e bônus ou uma pequena porcentagem dos lucros, enquanto você coleta a maior parte dos lucros.

Se você pode trabalhar com esse tipo de acordo, uma franquia se torna mais um investimento na sua carteira.

Você já teve uma franquia? Como funcionou, e o que você recomendaria para alguém que possa estar interessado em participar? Já tem cotas de franquias na sua carteira de investimentos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)