O que é o come cotas?
O come-cotas, nome dado ao desconto semestral de Imposto de Renda cobrado dos fundos de investimentos de renda fixa e DI, incidindo sempre sempre no último dia útil do mês de maio e de novembro, reduzindo a quantidade de cotas dos clientes no fundo de investimento. Esta cobrança é automaticamente efetuada pelos administradores dos fundos de investimento, antecipando o valor mínimo de imposto que será pago pelo cotista.
E não vale tentar fugir deste imposto. Ao resgatar o fundo antes, o cotista consegue fugir da diminuição das cotas de participação mas não da mordida do imposto, já que ele tem impacto na rentabilidade para investimentos de longo prazo pois, em juros compostos, o montante principal se torna muito relevante para os cálculos.
A diferença dos percentuais cobrados para aqueles correspondente ao prazo da aplicação, de acordo com a tabela regressiva, é provisionada como um valor complementar a pagar, denominado diferença de alíquota. Caso haja algum resgate da aplicação efetuada, será feita a cobrança da diferença de alíquota, de acordo com a alíquota devida de acordo com o prazo de aplicação do investimento no Fundo.

Aplicações no tesouro direto também estão isentas do come-cotas. Este gráfico mostra uma evolução do investimento. Porém, é necessário lembrar que diversificar o investimento, mesmo com a presença do come-cotas, é de suma importância para diminuir seus riscos. (Foto: petracorretora.com.br)
As alíquotas do imposto para fundos que são classificados como de curto prazo são de:
- 22,5% em aplicações com prazo até 180 dias
- 20,0% em aplicações com prazo superior a 180 dias
Para fundos de longo prazo, as alíquotas do imposto são de:
- 22,5% em aplicações com prazo até 180 dias
- 20,0% em aplicações com prazo de 181 dias a 360 dias
- 17,5% em aplicações com prazo de 361 dias a 720 dias
- 15,0% em aplicações com prazo superior a 720 dias
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também

Como saber quanto vou pagar de imposto de renda?

Existe um valor mínimo para investir na Bolsa? Por que?

O que é um fundo de investimento? Como funcionam?

Por que é necessário diversificar os investimentos?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.