O que é a restituição do imposto de renda? Como funciona?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Um dos maiores e únicos motivos de alegria para quem declara o imposto de renda é a esperada restituição do imposto. Poucos sabem como ele funciona. Basicamente, ele constitui-se de valores que devem ser ressarcidos ao cidadão após a declaração quando constatado que já foram pagos valores maiores do que os devidos para a Receita Federal.

Normalmente, a restituição é creditada automaticamente na conta do contribuinte, quando esta é informada no memento da declaração. Caso a restituição não ocorra, o contribuinte deve buscá-la pelo site da Receita Federal quando o lote correspondente da restituição sair.

Restituição do Imposto de Renda

A restituição é um dinheiro que volta para seu bolso quando você pagou a mais para a Receita Federal. (Foto: www.blogdajoice.com)

Contribuintes que cometeram erros na hora da declaração, a chamada “malha fina”, só recebem a restituição após regularização da situação perante a Receita Federal. Esta, por sua vez, tem até 5 anos para restituir os impostos para os contribuintes.

Para garantir seus direitos de restituição, a melhor forma é manter um controle sobre sua declaração, além de monitoramento de sites de notícias e da Receita Federal, pelos quais você saberá das datas de saída dos lotes para restituição dos impostos.

Manter este controle também acaba sendo uma motivação para declarar seu imposto de renda com certa antecedência, garantindo a restituição dos impostos mais cedo.

Esperamos que tenhamos oferecido ajuda necessária aos nossos leitores para garantir um melhor entendimento sobre o que é a restituição do imposto de renda. Não é uma fortuna, mas é um dinheiro que faz  a diferença. Quaisquer dúvidas a mais que surgirem mesmo com este artigo, não deixem de perguntar no espaço de comentários.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário