O que é renda? Quais valores entram no cálculo?
Todo mundo fala de renda, mas ninguém para para explicar o que significa. Entender a renda é um processo simples, já que todos nós precisamos dela para poder sobreviver. Seja a renda familiar, renda pessoal, ou qualquer outro tipo de renda, a definição funciona para todas elas, e vamos explicar em detalhes abaixo.
O que é renda?
Renda refere-se a todas as receitas coletivamente recebidas por um indivíduo. A renda inclui compensação de várias fontes, incluindo salários, remunerações e bônus recebidos de emprego ou trabalho por conta própria; dividendos e distribuições recebidos de investimentos; recibos de aluguel de investimentos imobiliários e participação nos lucros de empresas.
Entendendo o que é renda pessoal e renda familiar
O termo “renda pessoal” às vezes é usado para se referir à remuneração total recebida por um indivíduo. Isso é mais apropriadamente chamado de renda individual. Na maioria das jurisdições, a renda pessoal, também chamada de renda bruta, acima de certo limite de isenção está sujeita a tributação. Já a renda familiar é a renda recebida por todos os membros de uma família que moram sob um mesmo teto, compartilhando custos e outras obrigações financeiras.
Conceito de renda
A renda tem um grande efeito no consumo do consumidor. Como os gastos do consumidor impulsionam grande parte da economia, as organizações estatísticas nacionais, os economistas e os analistas acompanham a renda das pessoas bem de perto
No Brasil temos instituições como o IBGE e a FGV que acompanham as estatísticas de renda pessoal a cada mês e as compara com os números do mês anterior. Também dividem os números em categorias, como renda pessoal obtida através de salários de emprego, renda, agricultura e propriedades individuais. Isso permite que a agência faça análises sobre como as tendências de ganhos estão mudando no país, o que pode auxiliar também na criação de políticas públicas nacionais e regionais.
Tendências de renda
A renda pessoal tende a exibir uma tendência crescente durante os períodos de expansão econômica e mostra uma tendência estagnada ou ligeiramente declinante durante os períodos de recessão. Desde a década de 1980, o rápido crescimento econômico em economias como China, Índia e Brasil estimulou aumentos substanciais na renda pessoal de milhões de cidadãos.
Renda x Renda líquida
A renda líquida refere-se à quantidade de dinheiro que uma população fica depois que os impostos foram pagos. Difere da renda pois leva em conta os impostos pagos. No entanto, é importante observar que as contribuições para a previdência social geralmente não são levadas em conta no cálculo da renda Como resultado, apenas o imposto de renda é retirado do valor da renda ao calcular a renda líquida.
Renda x Consumo
A renda é frequentemente comparada às despesas de consumo pessoal. O consumo mede as mudanças no preço de bens de consumo e serviços. Ao levar essas mudanças em consideração, os analistas podem verificar como as mudanças na renda pessoal realmente afetam os gastos e o poder de compra do cidadão. Para ilustrar, se a renda pessoal aumenta significativamente um mês e o consumo também aumenta, os consumidores coletivamente podem ter mais dinheiro em seus bolsos, mas podem ter que gastar mais dinheiro em bens e serviços básicos. Através desse cálculo, é possível também analisar o poder de compra do brasileiro.
Como você calcula sua renda? E seu consumo? Com seu planejamento financeiro familiar para melhorar seu poder de compra?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Imposto de renda, quem deve declarar?
Imposto de renda: como economizar e pagar menos?
Conservador ou agressivo: qual o perfil certo para seu objetivo financeiro?
Não pague mais imposto de renda!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.