Os impostos, em geral, pesam em nossos bolsos e pouco sabemos do destino dado aos recursos que vem de nossos pagamentos. Principalmente o imposto de renda, que é tão importante e só lembramos quando pagamos, precisamos compreender melhor o que são esses impostos e qual o destino dado para eles.

O imposto de renda existe em praticamente todos os países do mundo. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas devem contribuir, deduzindo uma porcentagem da renda/lucro e entregando para o governo federal, que dará uma direção e fim para estes recursos.

Existem diferentes modalidades para a arrecadação do imposto de renda, sendo:

  • Imposto de renda retido na fonte (IRRF): forma de antecipação do imposto através do recolhimento de porcentagens em salários, alienações de bens, etc, podendo ocasiona uma restituição ou crédito tributário para o contribuinte, caso na declaração os impostos retidos sejam acima do que é necessário ou, se for uma pessoa jurídica, um crédito tributário;
  • Imposto de renda sobre o lucro real anual e estimativa: apuração do imposto de renda da pessoa jurídica no qual se recolhe o imposto antecipadamente com base em percentuais sobre a receita bruta ou em balancetes mensais;
  • Imposto de renda sobre o lucro real trimestral: sobre balanços trimestrais, cobrando o imposto devido;
  • Imposto de renda sobre o Lucro Presumido: calculado sobre as Receitas escrituradas na contabilidade ou em um Livro Caixa expandido (que inclui a movimentação bancária).
Para onde vai o imposto de renda

Normalmente, só acompanhamos a saída do nosso imposto de renda, mas não o destino dele. Mas é muito importante o monitoramento para garantirmos que os impostos tenham o melhor destino para a população. (Foto: www.avantis.edu.br)

Todo o dinheiro arrecadado com impostos é usado para gestão dos serviços públicos federais, estaduais e municipais, tais como programas de saúde, educação, desenvolvimento social, obras de infraestrutura, cultura e esportes. Somos também responsáveis pelo salário de todos aqueles investidos em cargos públicos, inclusos aqui vereadores, prefeitos, governadores, deputados e mais.

Por isso, vemos sempre artigos e notícias que buscam ressaltar a importância de uma melhor gestão do dinheiro público. Não é exagero dizer que a escolha de bons políticos tem um impacto financeiro grande em seu bolso porque quanto pior a gestão do dinheiro dos impostos, mais impostos terão de ser arrecadados. Cientes agora disso, esperamos que você entenda melhor seu imposto de renda e faça melhores escolhas nas próximas eleições.

6 comentários para “Para que serve o imposto de renda? Para onde vai seu dinheiro?”

  1. Ana Luiza dos Santos Silva

    Meus parabéns! Você ajudou muito no meu trabalho de escola do 5º ano seu site maravilhoso o melhor.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Que isso, disponha! Estamos aqui para ajudar!

      Responder
  2. Emerson Carlos de Carvalho Junior

    Vocês são um maximo e consegui pegar todas as minha infoemações aqui@!

    Responder
  3. Waldemarina Fernandes

    Parabéns você esta me ajudando com meu tema sobre Educação fiscal.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Disponha! Estamos aqui para ajudar!

      Responder
  4. Tailene

    Gostei muito que isso disponha, vocês são o maximo

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)