O que é SKU e o que significa?
A stock keeping unit (SKU ou unidade de manutenção de estoque) é um código alfanumérico atribuído ao inventário que permite que os varejistas rastreiem seus estoques, meçam vendas por produto e categoria, projetem layouts e fluxo da loja e aprimorem as experiências de compras. Esses códigos são projetados por varejistas com base nos critérios que consideram importantes.
O que é SKU do produto?
Uma stock keeping unit (unidade de manutenção de estoque) é um identificador exclusivo para um item vendido por um varejista. Os varejistas criam seus próprios códigos com base em várias características de suas mercadorias.
Normalmente, os SKUs são divididos em classificações e categorias. Por exemplo, uma loja de melhorias em casa possui seções diferentes, como metais ou gramado e jardim – seus SKUs podem ser projetados em torno de sua classificação de gramado e jardim, e ter números ou cartas designando produtos como categorias na seção de gramado e jardim.
Ao contrário dos códigos de produtos universais (UPCs), as SKUs não são universais. Isso significa que cada varejista tem seu próprio conjunto de SKUs para sua mercadoria.
Como funciona uma SKU?
Os SKUs trabalham para diferenciar produtos um do outro. Seria difícil rastrear vendas e inventário sem classificá-las por marca, modelo, tipo, cor, tamanho ou qualquer outra característica de identificação.
Por exemplo, suponha que um varejista de uma nova loja de gramado e jardinagem de propriedade local precise criar a SKUs para iniciar seus procedimentos de inventário. Eles podem atribuir a letra A aos cortadores; A1 pode significar andar de grama, enquanto a A2 pode representar cortadores de grama de empurrar.
A próxima série de códigos alfanuméricos é um indicador de cores, seguido de tamanho. O varejista poderia então atribuir B2 como cortinas vermelhas e B3 como cortadores pretos.
Os cortadores de grama poderiam ser classificados ainda mais por tamanhos de convés. Se 011 fosse atribuído a cortadores de 42 polegadas e 012 fossem entregues a cortadores de 36 polegadas, um cortador de grama de 42 polegadas vermelho seria A1B2011; Um cortador vermelho de 36 polegadas seria A1B2012.
O SKU é então inserido no sistema de gerenciamento de inventário, que está vinculado ao ponto de vendas. O varejista pode então rastrear o inventário e as vendas por meio de relatórios detalhados. Um sistema SKU também permite que os varejistas criem dados sobre seus clientes, vendas e inventário.
Para que serve um SKU?
O SKU faz mais do que apenas identificar um produto ou inventário de rastreamento. Com as informações coletadas, você recebe informações que podem ser analisadas para avaliar a lucratividade e a eficiência do seu negócio de varejo.
Análise
Os SKUs permite que os varejistas coletem dados que lhes permitam conduzir uma análise para determinar a popularidade do produto ou visualizar tendências de vendas sazonais e cíclicas em seus diferentes segmentos de clientes. Essa análise concede a eles a capacidade de estocar inventário que coincide com tendências no comportamento do consumidor.
Gestão de inventário
Gerenciamento de inventário é a função principal de um sistema SKU. Com um SKU, os varejistas podem rastrear níveis de inventário, rotatividade e fluxo. Eles podem definir níveis de inventário e prazos usando as informações coletadas das vendas, que podem atuar como gatilhos para iniciar ou interromper as ordens de inventário.
Assistência ao cliente
Um assistente de loja pode digitalizar um SKU para descobrir rapidamente o que está em estoque para um consumidor que pode querer uma versão alternativa de um produto, criando eficiência de vendas e satisfação do cliente.
Publicidade e Marketing
Usar SKUs está em publicidade é uma técnica moderna. Com o cenário on -line competitivo do varejo e todos os preços correspondentes, um SKU permite que seu inventário pareça exclusivo e permite identificar técnicas de marketing que estão gerando vendas com base nos identificadores do produto. Muitos varejistas anunciam seu SKU em vez do número do modelo do fabricante.
Isso torna mais difícil para um consumidor encontrar o modelo exato em outra loja, diminuindo as chances de concorrentes que correspondam estratégias de preços com as mesmas informações. Também pode ajudar a reduzir a prática dos consumidores que visitam as lojas para comparar preços para itens que pretendem comprar on -line.
Recomendações de produtos
As empresas também usam esses códigos para aprimorar os encontros dos consumidores em suas plataformas de vendas on-line. Por exemplo, a Amazon.com pode escolher itens para exibir como “sugestões” quando você estiver comprando usando SKUs, o mesmo vale para sites como Mercado Livre que até pedem o SKU no cadastro de produtos para venda. A empresa simplesmente anexou um SKU exclusivo, com todas as suas características de identificação, a cada produto. Quando você olha para um liquidificador, a plataforma de compras pode exibir outros liquidificadores semelhantes aos que você está visualizando.
SKUs são códigos usados para identificar o inventário.
Os usos incluem rastreamento, gerenciamento de inventário e análise de tendências de vendas.
Os SKUs são projetados pelos varejistas para atender à sua estrutura de merchandising e métodos de inventário.
Os SKUs podem ser usados para projetar layouts da loja e organizar o inventário para aprimorar as experiências de compras.
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Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
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