Quando uma pessoa deixa a vida, existe toda uma burocracia envolvida para lidar com essa perda. A burocracia existe para preservar os direitos dos herdeiros e meeiros de um falecido, garantindo que todos recebam sua parte como é devido.

Os bens de um falecido não incluem apenas imóveis e carros. Investimentos e contas no banco também são consideradas heranças, e como tais, precisam ser contabilizados para a divisão entre os herdeiros.

Conta bancária de falecido: não saia correndo logo para o banco!

Nosso primeiro conselho ao lidar com a conta bancária de um falecido é simplesmente, não fazer qualquer movimentação na conta. Qualquer valor na conta ou em investimentos que estejam em bancos, são parte do espólio a ser inventariado de um falecido, ou seja, fazem parte da herança, e precisa ser devidamente dividido entre herdeiros e meeiros.

Procedimento para sacar dinheiro de falecido

O primeiro passo é dar entrada no processo de herança através de um advogado, para que este possa fazer as devidas considerações, cálculos, e divisão dos bens entre os herdeiros e meeiros. Apesar de ser possível dar entrada no processo de inventário pelo cartório, é sempre bom ter um bom advogado como orientador.

Por lei, a família tem que abrir o Inventário 30 dias após o falecimento, processo pelo qual o testamento também será aberto. Só depois de divididos os bens é que dá para sacar o dinheiro das contas em segurança.

Depois do inventário feito e a decisão do juiz para a divisão dos bens ter sido completa, basta levar a decisão judicial ao banco para fazer o saque, ou ter um procurador para sacar os valores do banco e dividir entre os familiares de acordo com a decisão do juiz.

Cuidados a tomar antes de sacar dinheiro de conta de falecido

Uma conta corrente, poupança, ou de investimentos faz parte de uma partilha de bens em uma herança, e deve ser colocada no processo de inventário antes de qualquer movimentação pelos herdeiros e meeiros. (Foto: idnr.com.br)

Sacar dinheiro de falecido é crime?

O saque do dinheiro de um falecido pode ser considerado dilapidação de bens antes da partilha. Quem fez os saques será responsabilizado por ressarcir todos os outros herdeiros de suas cotas partes respectivas, ou seja, ele terá de pagar os valores sacados a todos os herdeiros e meeiros.

Conta bancária de falecido: listando todas as contas

Para o processo de herança ser completo, os herdeiros e meeiros devem pedir ao juiz para enviar ao Banco Central uma solicitação de informação com as contas e investimentos no nome do falecido, bem como os valores presentes nessas contas. Após a partilha da herança, cada herdeiro poderá sacar o dinheiro para repartir, ou um procurador pode sacar todos os bens e partilhar entre os herdeiros.

Ficou alguma dúvida sobre conta de falecido? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo, e responderemos assim que possível.

63 comentários para “O falecido deixa dinheiro no banco! O que fazer?”

  1. Anderson

    Bom dia, fizemos o inventário corretamente, porém quando fomos sacar um valor no banco Itaú, eles. Os solicitaram uma carta de próprio punho para que pudéssemos os valores a que temos direito. Até aí tudo bem, mas um dos herdeiros sumiu e não conseguimos sacar se esta carta dele. Está correto este procedimento do banco, ele não poderia somente transferir este valor para a conta dos herdeiros, inclusive do sumido?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Anderson, nesse caso você tem que entrar em contato com seu advogado, e levar a carta do juiz que autoriza o saque dos valores.

      Responder
  2. Andrea Santos

    A minha duvida é o seguinte uma irma falece e não tem filhos e nem marido era apenas duas irmas, como fazer para o saque dos valores? A falecida não deixou bens apenas valores guardados em uma poupança. Se fará necessário abrir inventario?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Andrea, antes de tudo tem que dar entrada no inventário. Não pode fazer nenhum saque. Depois do processo ser todo feito, aí sim a herança poderá ser dividida.

      Responder
    • Diego Henrique

      Existem inventários que são feitos até mesmo quando não há qualquer bem, é o chamado “inventário negativo” serve para quando o cônjuge supérstite deseja contrair novas núpcias.

      Responder
  3. Janete Cravo

    Boa noite, gostaria de saber se sou obrigada a pagar o imposto a Fazenda Pública do dinheiro deixado em conta corrente pelo falecido?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim Janete, assim que o inventário for feito.

      Responder
  4. Danilo Jesus Batista

    Meu pai é falecido a 2 anos e ele deixou um dinheiro no banco e eu sou o único erdeiro. Será que vai ser preciso entrar com alguma ordem judicial pra eu sacar o dinheiro

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, tem que entrar com o inventário.

      Responder
  5. Monique

    Boa Tarde?
    Gostaria de saber, meu sogro faleceu e foi feito o inventario, ele deixou valores no banco e foi tudo dividido entre os seis filhos e a esposa. Mas quando minha sogra foi até o banco com a conta de todos, para fazer a transferência. A gerente do banco negou a fazer a transferência e pediu para todos os herdeiros ir no quinto dia útil do mês para todos abrir uma conta que só desta forma que poderia movimentar a conta. Gostaria de saber se esta correto.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim Monique.

      Responder
  6. Israel

    A minha dúvida é a seguinte, foi feito o inventário com o valor que estava na conta na data do óbito porém 10 dias após o óbito caiu na conta um valor referente a uma previdência privada. Agora o banco não quer realizar o pagamento para os herdeiros pois o saldo está diferente do que está no inventário, queria saber qual procedimento para os herdeiros receber o dinheiro da conta.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Israel, o procedimento é atualizar o inventário, o que deve ser feito através do advogado.

      Responder
  7. Maciel Oliveira de Deus

    Bom dia!
    Eu consigo dar entrada em um processo, para repartir dinheiro de uma conta de um falecido, sem utilizar um advogado.
    Desde já agradeço.
    Obrigado.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Maciel, nosso artigohttp://www.creditooudebito.com.br/como-fazer-inventario-falecido/ vai te ajudar nessa tarefa.

      Responder
  8. Eliette

    Meu pai morreu. Minha mãe está recebendo o salário dele. O inventário está em andamento. Esse dinheiro é só dela ou pertence aos herdeiros também.? Muito obrigada pela atenção.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Depende da origem desse dinheiro Eliette. Se for pensão, é direito dela receber.

      Responder
  9. Brenda Oliveira Daniel

    Olá, meu irmão faleceu a 2 meses e deixou dinnheiro em conta e pra sacar minha mãe deu entrada no alvara pra retirar esse dinheiro só que pro o juiz liberar ele precisa de uma declaração do meu pai autorizando minha a receber esse dinheiro queria saber como faço essa declaraçao

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Brenda, nosso artigohttp://www.creditooudebito.com.br/como-fazer-inventario-falecido/ poderá te ajudar

      Responder
  10. Vanuza Feitosa

    Boa noite.eu gostaria de saber sobre uma coisa.assim que minha mãe faleceu vamos ao banco eu e meus irmão o gerente nos formou que não podíamos retirar o dinheiro dela falou pra gente ir ao INSS sendo que está se passando 6messes.O que nós tevemos fazer.

    Responder
  11. Ingrid Leonarda

    Olá,
    Minha avó faleceu, já era viúva, deixou três filhos.
    Possui um valor no banco o qual eles querem retirar como proceder?
    Pois não querem fazer ainda o inventário da casa por exemplo, pois eles estão decidindo o que fazer, pois não querem se desfazer da casa.
    No momento atual só o dinheiro do banco mesmo.

    Grata.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Ingrid, o inventário é para listar os bens do falecido e ninguém se sentir prejudicado pela divisão prematura dos bens. O ideal é fazer o inventário com todos os bens que sua avó possuía pra depois, fazer uma divisão justas dos mesmos.

      Responder
  12. Djalmir

    Meu sogro seria operado e antes a operação ele deu um cheque nominal em branco para um dos filhos e disse que depositasse na conta da esposa dele (do sogro) caso viesse a falecer o que acabou ocorrendo. Assim o filho fez o deposito de certo valor (sem zerar a conta corrente) na conta da mãe conforme pedido (verbal) do pai. Agora outro filho está questionando a atitude ameaçando processar o filho que atendeu a ordem do pai e depositou o cheque na conta da mãe.Qual o implicação legal disso ou qual a consequência disso?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Djalmir,

      Situação muito complicada, consulte um advogado para saber as implicações legais desta situação.

      Responder
  13. João Hudson Salgado Leite

    Boa noite.

    Para sacar um dinheiro da conta de poupança do meu pai falecido, basta fazer um inventário via cartório e apresentar este inventário ao banco?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim João.

      Responder
  14. Cristiano

    Olá. Sou filho único. Para receber o dinheiro do banco da conta de minha mãe que faleceu seria necessário fazer um inventario? Meus pais são separados judicialmente.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, Cristiano.

      Responder
      • Cristiano

        Mas inventário não seria quando houvesse partilha? No meu caso poderia ser arrolamento ou adjudicação?

      • Equipe Crédito ou Débito

        Cristiano, depende muito, sugiro que consulte um especialista.

  15. Samara

    Meu pai faleceu e tinha conta aberta. A viuva sabendo a senha sacou o dinheiro da conta dele e encerrou a conta. Como faço pra saber quanto meu pai tinha em conta e se ele tinha outras contas bancárias? Obrigada

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Samara, a primeira atitude após o falecimento é abrir inventário para saber os bens ao certo. Consulte um advogado para lhe orientar sobre a melhor forma de agir.

      Responder
  16. Gislaine

    Saiu a revisão de FGTS e de aposentadoria de meu pai falecido, esse dinheiro é só de minha mãe ou tem que ser dividido entre os filhos também.?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Gislaine, depende muito do contrato de casamento da sua mãe, se há ou não filhos menores de idade. Consulte um especialista para avaliar melhor.

      Responder
  17. Jeniffer

    Bom dia,
    Meu pai faleceu há 8 anos e ele deixou dinheiro no banco, como era uma conta poupança deixamos lá na esperança de correr juros. Depois desse tempo ainda podemos sacar?
    Obrigada

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Jennifer, tem que ver se essa conta foi listada em inventário e vocês já tem autorização para saca-la.

      Responder
  18. Sirleia Rodrigues

    Meu irmão faleceu, deixou um dinheiro no banco…Gostaria de saber se esse dinheiro entra no inventario, e como proceder…Desde já agradeco

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sirleia,

      Entra sim.

      Responder
  19. Tainara

    Bom meu pai faleceu e falou que tinha na conta um total fe dinheiro só que ele morreu isso já faz sete anos e o cartão dele não tava na carteira acho que ele quebrou e o que sujeitamos porque ele não morava com nos e sim com uma outra mulher a relação deles não era boa e acho que pra previnir ele quebrou o que devo fazer pra saber se ele dinheiro esta lá e como receber,…

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Tainara,

      Situação complicada. Este artigo pode te ajudarhttps://www.creditooudebito.com.br/quanto-custa-fazer-inventario-como-agilizar/

      Responder
  20. Silvia

    Olá, meu esposo faleceu e vivíamos á 23 anos juntos com 4 filhos me deixando com 1 de maior e 3 de menores sendo que tenho mais 2 de maiores que veio e criei ate o dia de hoje com com 15 dias de nascido ( filho dele e registrado com a amante ) outro com 5 anos da união anterior do meu falecido que também criei e a pergunta é; o inss me reconheceu como esposa e já estou recebendo meu beneficio e no banco meu esposo havia feito uma aplicação e a gerente me disse primeiro que não podia retirar o dinheiro sem o alvará ou a carta do inss, pois bem, 2 meses depois fui reconhecida pelo inss e voltei ao banco, desta vez já não podia receber com a carta do inss porque o valor estava muito alto devido a um sorteio que ele vinha participando e fora os juros segundo a gerente e desta vez somente com o alvará mas não quis nem me dizer qual o valor segundo a gerente por segurança e não poder informar. Isso tudo é certo?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Silvia, consulte um advogado.

      Responder
  21. Silvia

    Outra coisa, gostaria de saber se o alvará demora mais de 4 meses pois o meu já esta indo para 4 meses e mês passado voltou para o gabinete da Juiza com conclusões de petições iniciais. O que isso quer dizer e se demora mais que 4 meses?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Silvia,

      Depende de muitos aspectos, converse com seu advogado.

      Responder
  22. Márcio

    Minha vó faleceu e meu pai que é herdeiro já é falecido e ela deixou uma casa e dinheiro no banco, mas uma tia minha já foi no banco e tirou o dinheiro sem fazer inventário, pois ela tinha acesso a con, como eu faço para não ser lesado?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Márcio,

      O nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/como-fazer-inventario-falecido/ pode te ajudar.

      Responder
  23. Maiza Galdino

    Boa tarde! Meu marido faleceu a 2 meses e não tivemos filhos e nem temos união estável pois o mesmo deixou um dinheiro no banco consultei uma advogada para fazer um alvará para pegar o dinheiro no nome da mãe dele.quanto tempo sai um alvará?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Maiza,

      Depende de muitos aspectos, consulte sua advogada para saber os detalhes do seu processo.

      Responder
  24. Celia

    Boa noite! No causo meu pai faleceu gostaria de saber como eu faço pra saber sim ele deixou algo no banco porque no causo do meu pai ele morava sozinho quando ele faleceu sumiu tudo dele ‘ gostaria de saber quais são procedência eu devo tomar?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Célia, temos um artigo sobre inventário que pode te ajudarhttps://www.creditooudebito.com.br/10-dicas-para-montar-carteira-investimentos/

      Responder
  25. Angela Vitorina

    Tenho uma conta conjunta com meu pai a mais de 25 anos ele é o titular em caso de falecimento o valor que está como devera ser repartido? Tendo uma viúva e mais dois filhos.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Angela,

      O nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/como-fazer-inventario-falecido/ talvez possa te ajudar.

      Responder
  26. Janine

    Olá, para receber dinheiro da minha mãe que faleceu e não deixou testamento o que tenho que fazer? E quanto tempo demora pra poder sacar o dinheiro? Obrigada.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Janine,

      É uma situação muito específica, consulte um advogado.

      Responder
  27. Érico

    Olá estou com uma dúvida sobre um caso específico.
    Um Padre pertencente a uma congregação religiosa faleceu e não deixou bens para inventariar e nem herdeiros, porém deixou uma quantia em um banco. Como a congregação faz para sacar essa quantia?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Olá Érico,

      Consulte um especialista para esse assunto.

      Responder
  28. Murilo Jales Diogenes

    Gostaria de saber a porcentagem que o banco fica do dinheiro guardado da pessoa que faleceu

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Murilo, após o inventário o dinheiro é integralmente repassado aos herdeiros.

      Responder
  29. Josenilda

    Boa noite sou casada em comunhão universal de bens e tenho uma conta poupança meu marido tem um filho fora do casamento se meu marido vier á falecer esse filho terá direito ao dinheiro da minha poupança?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Josenilda, o ideal é consultar um advogado, e perguntar a ele o que entra ou não na herança do filho.

      Responder
  30. Wellington

    Olá boa tarde. Meu pai faleceu e minha vai receber a pensão em outro banco. Ela pode pode encerrar a conta que ele tem sem precisar de alvará? Ele fez empréstimo, ao encerrar a conta os empréstimo se encerram também?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Depende do tipo de empréstimo que foi feito. Sugerimos que comece com o inventário.

      Responder