O que é uma corretora de ações?
Uma empresa que tem como principal responsabilidade de ser um intermediário que coloca compradores e vendedores juntos a fim de facilitar uma transação na bolsa de valores recebe o nome de Corretora de Ações. Estas são compensadas através de comissão após a transação ser concluída com sucesso, sendo ela lucrativa ou não.
Leia também
Pegando este último elemento, uma corretora hoje em dia não trabalha apenas com o comércio de títulos, indo muito além disso. Elas também fazem investimentos em vários tipos de fundos, dependendo do perfil do investidor, e também prestam serviços de educação financeira e consultoria de investimentos. É de certa forma um investimento que minimiza os riscos para quem compra este tipo de serviços, visto que fica a cargo da corretora as pesquisas do mercado para analisar riscos e deixar claros os investimentos que podem ser mais interessantes ao investidor no dado momento em que ele quer aplicar suas reservas. Praticamente todos os bancos brasileiros prestam serviços como corretores de ações para seus clientes, incluindo também a análise de risco.
As corretoras de ações são uma excelente fonte para pesquisa de preços de ações em tempo real, além de uma análise mais direta de mercado para investimentos. O contrato entre um indivíduo e uma corretora de ações deve ser estabelecido para que ele possa transferir recursos para a corretora e executar ações de compra, venda ou investir em fundos que estejam disponíveis para aplicação. Alguns tipos de investimento, como Clubes de Investimento, necessitam de um contrato adicional, onde o cliente autoriza a empresa a comprar e vender as ações e dividir os lucros aos participantes.
É importante para uma pessoa que queira aplicar seus investimentos em ações procurar e pesquisar entre várias corretoras para poder analisar quais serviços você realmente precisa de acordo com seu perfil. Os preços de corretagem, ou seja, de ordem de venda ou compra dada, podem prejudicar seus lucros, dependendo do seu perfil. Talvez, uma corretora que cobre um pouco mais caro, mas preste serviços de consultoria, se adeque melhor às suas necessidades. Mesmo seu banco pode ter serviços que te deixem em uma situação mais confortável.
Preste atenção apenas na hora de assinar o contrato e passar seus dados financeiros à corretora, principalmente quando ela for online. Busque na BOVESPA informações para saber se aquela corretora está autorizada a realizar transações na Bolsa de Valores. Já existem pessoas mal intencionadas que se aproveitam dos desavisados neste ponto. Fuja também de corretoras que prometem muito aos seus clientes: quanto mais realista e pé no chão sua corretora for, melhor será para sua saúde e principalmente, para seus investimentos.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como investir na bolsa de valores dos EUA?
A Bolsa de Valores pode acabar?
Preciso me dedicar o dia inteiro para investir na bolsa?
O que é bolsa de valores? Como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.