O que é e como usar o Sintegra?
Uma dúvida que tem surgido com certa frequência entre os internautas, principalmente aqueles que tem ou estão relacionados a empresas, é sobre a utilização e função do SINTEGRA. Tentaremos acabar com estas dúvidas com um guia instrutivo sobre este sistema e sua utilização.
O que é o SINTEGRA?
De acordo com as informações disponíveis em sites do Governo, o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços é mais uma forma do Governo intervir no meio privado, aumentar o controle do Estado sobre a economia e piorar a situação econômica brasileira.
O SINTEGRA é um conjunto de procedimentos administrativos e de sistemas computacionais que está em processo de adoção por todos os estados brasileiros, de forma a unificar o fornecimento de informações relativas à compra, venda e prestações de serviços entre os estados da Federação.
Trocando em miúdos, por um lado aumenta a burocracia e controle dos estados e da Federação dos impostos devidos pelas empresas, por outro unifica um sistema que é assumido como “bagunçado” anteriormente. O imposto “controlado” aqui, principalmente, é o ICMS. De certa forma, é também um controle sobre a chamada guerra fiscal entre os estados, de forma a tentar equiparar as várias taxas praticadas por diferentes estados. Colocando em uma balança, o SINTEGRA traz mais benefícios do que males.
De acordo com as informações do Governo, “contribuintes usuários de Processamento Eletrônico de Dados estão obrigados a fornecer às Administrações Tributárias dos Estados, em meio magnético, validado, arquivo magnético contendo os dados relativos à totalidade das operações (compra e venda, aquisições e prestações) internas e interestaduais que tenham praticado”.
Como usar o SINTEGRA?
Arquivos com dados a partir de 01/01/2003 devem ser validados com o Software Validador e entregues, por meio de Internet, usando o Software para Transmissão Eletrônica de Documentos (TED) na página de Downloads do site do SINTEGRA.
Para acessar a página de Downloads, você deverá clicar em Serviços > Download.
Quais os contatos do SINTEGRA?
Caso haja dúvidas ou você o programa tenha algum problema, você pode entrar em contato com os responsáveis pelo SINTEGRA por e-mail no endereço [email protected] ou pelo telefone (27) 3380-3902.
Quem tem de acessar o SINTEGRA?
São obrigados a utilizar e repassar dados ao SINTEGRA “todos os contribuintes de ICMS que emitem documentos fiscais e/ou que escrituram livros fiscais através de sistema eletrônico de processamento de dados, ainda que através de terceiros (escritório de contabilidade, CPD externo, etc)”. Par ao envio de tais informações o contribuinte deve ter acesso ao programa validador disponibilizado pela Secretaria da Fazendo de seu estado.
Como obter o programa validador do SINTEGRA?
Através do site do SINTEGRA, é possível acessar o site da Secretaria da Fazenda de cada estado, possibilitando o acesso a informações sobre o cadastro do CNPJ solicitado no SINTEGRA.
Nossa recomendação é o contato direto com um contador ou a Junta Comercial e sua cidade para obter dados do SINTEGRA necessários para a obtenção do software. O validador pode ser obtido diretamente no site do SINTEGRA, mas os dados devem ser confirmados com a Secretaria da Fazenda de seu estado.
Ficou alguma dúvida? Deixamos a desejar? Deixe nos comentários o que faltou que teremos o prazer de responder e ajudar nossos leitores!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como saber que meu internet banking está seguro?
Aplicativos para declaração do seu imposto de renda
Devo pedir nota fiscal de tudo? Dá desconto no imposto de renda?
Descubra como obter um CNPJ com facilidade
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.