Guardião Itaú no Firefox – Como resolver!

Em Bancos e instituições financeiras por Alex Benfica

O banco Itaú sempre prezou pela qualidade técnica e dos seus produtos bancários. Lembro-me claramente do choque positivo que tive quando migrei do banco Mercantil do Brasil para o banco Itaú a mais de 7 anos atrás. Naquela época a internet não era ainda o meio principal das pessoas utilizarem os serviços bancários, mas estávamos num processo de transição.

Leia também

Guardião Itaú no MAC OS

O Guardião Itaú para Mac OS e Safari vive causando problemas na instalação e nas atualizações, como vários fóruns por ai vivem relatando a meses e o problema continua.

Guardião Itaú

Guardião Itaú 30 Horas tem causado muito problema. (Foto: Free Digital Photos)

Guardião Itaú no Firefox

No Firefox e no Windows, o Guardião Itaú tem uma comportamento super chato: a cada atualização do Firefox, o complemento do Itaú é desativado por não ser compatível e temos que esperar a boa vontade do Itaú para lançar outra versão atualizada! A maneira de contornar isso vai na contra mão do funcionamento da segurança: passo a usar o banco em outros navegadores que tenham o complemento atualizado naquele momento.

Não posso mais concentrar as minhas atividades bancárias em uma instância anônima do Firefox, ou com apenas os plugins e complementos necessários: preciso achar o navegador em que o complemento esteja funcionando em um dado momento.

Guardião Itaú - Download

O Guardião Itaú não acompanha de perto as atualizações do Firefox! (Foto: arquivo pessoal)

Um exemplo simples que aconteceu comigo foi na atualização do Firefox para a versão 14.0.1 da release oficial, lançada em 15/08/2012. Alguns dias depois desta atualização o Guardião do Itaú ainda não era compatível e a última atualização do mesmo havia saído em 10/07/2012!

Já mandei este questionamento para o gerente que informou ter repassado à área responsável dentro do banco, mas achei melhor também expor aqui a minha preocupação para que outros possam pressionar junto comigo.

Como resolver o problema do Guardião Itaú 30 Horas?

A solução que encontrei foi ter vários navegadores que possam acessar o banco, pois aí sempre haverá um deles atualizado e funcional. Acho que esta é mesma a única forma que um consumidor pode agir em relação a isso, pois se fosse possível fazer de outra forma, o Guardião não seria lá tão seguro como se espera.

A outra forma que não cogitei foi manter o navegador desatualizado até que saia a versão nova o Guardião Itaú. Esta eu não recomendo de maneira alguma. Você estará se expondo a versões antigas no navegador e com possíveis bugs do segurança. Em caso de algum problema com sua conta não duvide que os advogados do banco vão levantar esta bandeira! Portanto, mantenha seu navegador atualizado e somente acesse o site do banco em locais totalmente confiáveis!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

2 comentários para: “Guardião Itaú no Firefox – Como resolver!”

  • Usuária Brava

    Concordo com você, e fico feliz de saber que não a única, e nem louca, por contatar o suporte de internet constantemente, sem ter nenhum tipo de auxílio. Hoje, dia 04/02/13, teve uma nova atualização (menos de 1 mês depois da última). Tentei, mais uma vez, não atualizar… Não adianta, porque se não atualizo, não consigo entrar na minha conta. Então atualizei o Java e abri 3 navegadores simultâneamente (o Safari, que é o meu padrão, o Google Chrome, que é necessário para um outro serviço que utilizo, e o Firefox). Por sorte, o Firefox entrou… Vai vendo… Estamos perdidos. Vejo que o Brasil não está preparado para o sistema Mac Os. Ah, e nota fiscal eletrônica só em PC.

    Responder
  • Palmira C Baptista

    Fazem nada para tornar as operações bancarias pela internet, menos estressantes. Aff…

    Responder

Deixe um comentário