Além das opções de levar dinheiro em espécie, sacar no cartão de débito ou pagar contas no cartão de crédito, uma das opções para levar dinheiro para outro país é utilizar os chamados Traveler’s Checks.

O que é o Traveler’s Check?

São como cheques comuns que podem ser trocados por dinheiro ou mesmo usados diretamente em locais que os aceitam. O problema é que não são todos os estabelecimentos que aceitam o Travel Check e mesmo para trocar pode ser difícil achar uma casa de câmbio que ofereça um câmbio justo. Todos que negociam o Travel Check sabem que o turista não terá muitas opções além de troca-lo ou levá-lo de volta ao seu país, aí acabam pagando pouco por ele.

Mesmo em casos em que são aceitos, há lojas que descontam um percentual do valor do Travel Check, fazendo com que ele valha menos para você. A vantagem que existe no Travel Check é em longas viagens em que você precisará de muito dinheiro mas não quer levá-lo em espécie, por segurança. Neste caso você terá tempo para encontrar casas de câmbio, bancos ou mesmo estabelecimentos onde poderá usar seu Travel Check com boas taxas de câmbio.

Função e uso do Travel Check

Travel check é um cheque com valor em moeda exterior, que você pode usar em transações financeiras com quem aceite esse meio para pagamento. (Foto: American Express)

Segurança do Travel Check

O maior benefício do Travel Check e mesmo a segurança. Você pode levar vários em sua viagem e andar apenas com o necessário a cada dia. Caso um deles seja roubado, você poderá ser ressarcido pelo instituição que o vendeu, desde que avise do roubo e siga todas as outras recomendações no contrato. Um ocorrência comum é que ladrões roubem apenas 1 ou 2 folhas do meio do talão, de forma que você não perceba de imediato. Aí, quando você se dá conta e vai reclamar o cheque já foi usado.  Fique atento a este fato.

Com o chamado dinheiro de plástico tomando cada dia mais espaço nas negociações, o travel check vem sendo aos poucos substituído pelos cartões de viagem pré pagos, como Visa Travel Money.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)