Isenção de anuidade – Por que também é bom para o banco?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

Estão se tornando comuns bancos e instituições financeiras que oferecem cartões de crédito isentos de anuidade aos seus clientes. Porém, não podemos evitar de achar que quando o santo é muito bom, há algo para se desconfiar. Neste caso, não é que que há algo a desconfiar. É realmente um bom negócio. Mas é um melhor negócio para o banco ou instituição financeira do que para você.

Publicidade

Publicidade

Cartões de crédito no Brasil

A cada dia que passa, mais pessoas passam a usar o dinheiro de plástico. Ele é mais seguro, possibilita o parcelamento das compras e ainda por cima, tem programas de relacionamento com prêmios atrativos para os mais diversos perfis de clientes.

Porém, somos também um dos países com a maior taxa de juros dos cartões de crédito no mundo. Estes juros são basicamente o lucro dos bancos e instituições financeiras. Dá para concluir, por aqui, que isto dá a eles um lucro bem bom, mesmo que haja uma alta taxa de inadimplência entre os consumidores brasileiros. Some isto a nossa baixa cultura de consumo e pouca responsabilidade na hora de usar cartões de crédito e temos um produto extremamente lucrativo para estas instituições.

Publicidade

Publicidade

A não cobrança da anuidade: um diferencial de mercado

Falou que é gratuito, não há quem não resista. Com anuidades de vários valores diferentes, mas que raramente saem do patamar de R$60,00, os clientes buscam diferenciais nestas tarifas. Então, os bancos vem com a isenção de anuidade como forma de conquistar os clientes para seus cartões de crédito. A isenção ou gratuidade vitalícia vem como um bônus, junto a outros benefícios também.

Publicidade

Há até casos de quem já tem cartões de crédito mas que consegue uma isenção de anuidade em uma renegociação com a gerente. Algo extremamente positivo e lucrativo para o banco.

Publicidade

Cartão de crédito responsável

Ter um cartão de crédito sem anuidade só vale realmente a pena se você souber usar um cartão com muita responsabilidade. (Foto: www.oskaras.com)

Mas como a isenção de anuidade é lucrativa para o banco ou instituição financeira?

Pense bem: quanto mais pessoas usando um cartão de crédito, maiores são as chances de eles parcelarem compras, pagarem juros e assim, resultarem em lucros para os bancos. O dinheiro que entra dos cartões de crédito se tornam recursos dos bancos e instituições financeiras, que podem usar estes para investir ainda mais. E com a alta taxa de juros, temos uma alta lucratividade para este produto.

Publicidade

Publicidade

Por isso, gastando pouco ou muito com seu cartão, você se torna um potencial lucro para a empresa. Ou seja: a anuidade gratuita foi só uma isca em um anzol para te atrair para o cartão de crédito. Agora, morder os altos juros você só vai fazer se não tiver disciplina alguma e não aprender a usar os cartões de crédito. Portanto, cuidado ao usar os cartões e assim, realmente aproveite os cartões de crédito sem anuidade!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário