Você pode sacar seu FGTS em algumas situações. Uma delas é após 3 anos de inatividade na conta do FGTS, ou seja, sem movimentações com ela. Para fazer o saque dessa conta inativa, alguns requisitos devem ser atendidos, assim como procedimentos que devem ser seguidos para que não haja problemas com seu saque.

Quem pode sacar uma conta inativa do FGTS após 3 anos?

Quem teve afastamento do emprego até 13 de julho de 1990, independentemente do motivo de afastamento, pode sacar os valores de todas as contas vinculadas aos contratos de trabalho até a data supracitada.

Já a partir de 14 de julho de 1990, para o saque de conta do FGTS inativa, o trabalhador precisa:

  • Ter ficado no mínimo 3 anos seguidos fora do regime FGTS;
  • Estar no mês de seu aniversário ou posterior.

Por exemplo, se eu saí do meu emprego em 2011 e até 2014 eu não tiver nenhum emprego sob o regime FGTS, eu poderei sacar meu FGTS inativo a partir do mês de meu aniversário no ano de 2014, desde que no meu aniversário já tenham contado 3 anos a partir da saída de meu emprego em 2011.

Quais documentos eu preciso para sacar FGTS da minha conta inativa após 3 anos?

Para efetuar o saque no caso de conta inativa, você precisará comparecer a uma agência da CAIXA com os seguintes documentos:

  • Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado;
  • Cartão do Cidadão ou Cartão de inscrição PIS/PASEP ou número de inscrição PIS/PASEP;
  • Inscrição de Contribuinte Individual junto ao INSS para o doméstico não cadastrado no PIS/PASEP;
  • CTPS constando o contrato de trabalho cuja conta vinculada está sendo objeto de saque;
  • Comprovante do afastamento do trabalhador, quando não constante da CTPS;
  • Cópia autenticada da ata da assembléia que deliberou pela nomeação do diretor não empregado e comprovando o desligamento até 13/07/90, inclusive;
  • Declaração da sociedade anônima deliberando pela suspensão definitiva do recolhimento do FGTS para os diretores não empregados, ocorrida há, no mínimo, três anos, até 13/07/90, inclusive;
  • Cópia do Contrato Social registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos ou na Junta Comercial, ou ato próprio da autoridade competente publicado em Diário Oficial, comprovando o desligamento até 13/07/90, inclusive;
  • Solicitação de Saque do FGTS (SSFGTS): formulário que deve ser preenchido corretamente e assinado, disponível em qualquer agência da CAIXA ou banco conveniado.
Sacando conta inativa do FGTS

Se você quer sacar suas contas inativas do FGTS, você terá de visitar a agência da CAIXA mais próxima à sua residência. (Foto: www.pmvc.ba.gov.br)

Note que você pode não precisar de todos os documentos acima dependendo do tipo de vínculo empregatício que você tinha quando estava empregado pelo trabalho vinculado à conta inativa do FGTS. Vale lembrar que esse saque só é possível a partir do 1º dia útil do mês de aniversário do trabalhador que ocorrer depois de passados 3 anos ininterruptos da data de afastamento do vínculo empregatício.

Usando nosso exemplo, se meu mês de aniversário em 2014 for março e completarem 3 anos de afastamento do meu emprego sob regime FGTS em abril, eu só poderei efetuar o saque do FGTS em conta inativa a partir de março de 2015.

Quanto eu vou receber ao sacar meu dinheiro da conta inativa?

O trabalhador que efetuar o saque de FGTS inativo há mais de 3 anos receberá todo o dinheiro disponível que satisfaça as condições necessárias. Ou seja: se eu for sacar meu FGTS e tiver mais de uma conta com mais de 3 anos em inatividade, eu posso sacar o dinheiro de todas essas contas.

Considerações Finais

Sabemos que este é um tópico que levanta muitas dúvidas. Se você ainda tiver alguma, deixe suas perguntas nos comentários e faremos o possível para ajudá-lo!

25 comentários para “Como sacar o FGTS após 3 anos com a conta inativa?”

  1. Ana Clara dos Santos

    Saí do emprego em 03/2012 e até 03/2015 não tive nenhum emprego sob regime FGTS. Poderei sacar meu FGTS inativo a partir do mês do meu aniversário neste mesmo ano 2015?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Ana, verifique a data de desligamento da empresa. A partir dessa data, são 3 anos que você não pode ter tido nenhum vínculo empregatício com carteira assinada e FGTS. Aí sim, você poderá sacar a partir do mês do seu aniversário.

  2. Paulo Roberto

    Eu sai do emprego no dia 03/09/2012 meu FGTS ficou inativo mas agora eu estou trabalhando será que eu posso sacar esse dinheiro que tem lá ou não

    • Equipe Crédito ou Débito

      Paulo, só pode sacar o FGTS após 3 anos fora do FGTS.

  3. Alberto Pereria

    Pedi demissão de meu emprego em 1/09/2012 e em 1/09/2015 fez os 3 anos e a questão da data de aniversario meu aniversario e em 26/07, quando vou poder sacar o fgts?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Alberto, verifique a data de desligamento do último emprego. A partir dessa data é que são contados os três anos de inatividade.

  4. Cristine

    Fui até uma agência da CEF dar entrada no FGTS de conta inativa, não consgui dar entrada, pois me disseram que deveria fazer uma atualização da razão social da empresa, só que a empresa fechou. Fui em outra CEF dei entrada e não houve questionamento. Será liberado após 5 dias úteis, há o risco de bloquear?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Cristine, geralmente não há esse risco. Porém, converse com o gerente do banco para ter um esclarecimento melhor de como funciona.

  5. Alessandra Cristina

    Boa tarde meu último emprego foi em 2012 em maio, estou 3 anos sem trabalhar, faço aniversário dia 21 agora posso sacar o FGTS hoje.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, pode sacar o FGTS a partir do dia de seu aniversário, desde que você não tenha nenhum emprego durante 3 anos com carteira assinada.

  6. Gerson Paz de Oliveira

    Pedi demissão em 2008 para ir para outra empresa a qual estou até hoje, posso sacar o dinheiro da conta inativa do FGTS da empresa que me demiti.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Não, apenas se você ficar afastado do regime fgts por 3 anos, sem carteira assinada

  7. Cristiane

    Boa noite! meu último emprego de carteira assinada foi em 2010, preciso esperar o mês do aniversário para receber? obrigada!

    • Equipe Crédito ou Débito

      Não. Se já passaram três anos e seu aniversário, basta seguir as instruções do artigo para fazer o saque.

  8. Joselma Cruz de Souza

    Tenho 3 anos e 8 meses de conta inativa, liguei no setor de informação da caixa para saber como posso sacar este dinheiro, e fui informada que só consigo sacar este dinheiro se tiver o termo de recissão do contrato, mas não tenho pois como pedi conta para mudar de estado, perdeu no meio da mudança. Hoje resido em Minas Gerais e a empresa que pedi demissão fica na Bahia, gostaria de saber se vou perder este dinheiro por não ter o termo de recissão do contrato? Aguardo resposta.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Não precisa. Leve apenas sua carteira de trabalho em uma agência da Caixa para fazer o saque.

  9. Tiago Moraes

    Olá boa noite faz mais de 3 que sai do meu emprego e o meu FGTS ficou retido, mais nesse período trabalhei em outra empresa, não fique desemprego do muito tempo. Mais faz tempo que sai dessa empresa. Será que posso receber esse FGTS retido

    • Equipe Crédito ou Débito

      Não pode, pois não ficou 3 anos inativo.

  10. Alex

    Boa tarde, meu último emprego registrado foi 21 de setembro de 2012, mais eu Faço aniversário em janeiro eu posso receber em 2015 ou 2016

    • Equipe Crédito ou Débito

      Só 2016

  11. Anderson

    Apos 3 anos e 4 meses de conta inativa voltei a trabalhar eu ainda posso sacar o fbts na data do meu aniversario

  12. Ana

    Trabalhei em uma empresa, a qual o patrão sumiu e não deu baixa da carteira e no contrato de serviço, depois trabalhei em outra empresa por 7 meses, esta ultima foi certinha, desde a ultima já se passaram 3 anos, sem registro em carteira, minha duvida, será que consigo sacar o fgts inativo com a carteira sem baixa do emprego anterior?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Converse com o sindicato da sua categoria para esclarecimentos sobre o que fazer nesse caso. Vá também a uma agência da caixa e converse com o gerente.

  13. Ailton Bispo

    Trabalhei em uma empresa em 1994, que fechou (foi a falência), e tenho um valor na conta inativa do FGTS desta empresa, mas não tenho mais a carteira de trabalho antiga pois perdi em uma enchente. Neste caso consigo pedir transferência para minha conta poupança da caixa ou fazer o saque com cartão cidadão?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Vá a uma agência da caixa e converse com o gerente.