Portabilidade de empréstimo consignado: como fazer?
Quem tem um empréstimo consignado pode transferir esse empréstimo para outra instituição financeira que tenha taxas ou condições melhores para o pagamento da dívida. Isso se chama portabilidade de crédito, um benefício oferecido pelo nosso sistema financeiro. Porém, como é que pode ser feita essa transferência? É o que vamos esclarecer para que não fique qualquer dúvida sobre o assunto.
Se o CET da outra instituição financeira for menor do que o CET da instituição onde você está com seu empréstimo atual, vale a pena a mudança.
Se o CET for o mesmo, é bom analisar outras condições, como um maior prazo para pagamento, menores parcelas, atendimento da instituição financeira, etc.
Se o CET for maior, não vale a pena fazer a troca.
Após feita essa análise com mais de uma instituição financeira e negociado com cada uma delas, reúna os seguintes documentos
RG
CPF
Comprovante de residência
Extrato do salário/benefício INSS
Boleto de quitação: obtido na instituição onde você tem o empréstimo atual. Leve o boleto para a instituição onde deseja fazer a portabilidade.
Esse último documento é basicamente o documento que fará com que a nova instituição quite sua dívida anterior e você assuma a dívida nova, com as condições melhores. As parcelas vão continuar sendo descontadas dos seus pagamentos normalmente, assim como eram no empréstimo anterior.
A portabilidade de dívidas entre bancos pode ser feita em quais instituições?
Qualquer instituição financeira que ofereça empréstimo consignado pode ser usada para fazer a portabilidade do empréstimo. O que recomendamos é que você pesquise bastante pelas diversas instituições, tanto presencialmente quanto online, para comparar as taxas de juros CET de cada uma delas. Assim, você pode ter um começo melhor na sua pesquisa para poder encontrar mais facilmente os melhores empréstimos.
Portabilidade bancária de empréstimo consignado pode ser pra qualquer tipo?
Para fazer a portabilidade de empréstimo consignado, a instituição para a qual você quer transferir seus recursos precisa oferecer um empréstimo consignado do mesmo tipo que o seu. Por exemplo, se a instituição tem empréstimos consignados por INSS, servidor público ou forças armadas, é preciso verificar previamente se a instituição poderá oferecer esse tipo de empréstimo, ou seja, se ela já tem convênios firmados com as instituições.
https://youtu.be/PaY10NpEI0o
Vale a pena fazer a portabilidade de consignado?
Se você encontrar um CET menor para um empréstimo consignado, vale muito a pena fazer a portabilidade do consignado. Você terá um empréstimo mais barato, pagando menos juros.
Se você encontrar um CET que seja igual, a portabilidade do empréstimo consignado só vale a pena se outras condições forem melhores, como um prazo melhor de pagamento, parcelas menores, etc.
Se o CET for maior, não vale a pena fazer a portabilidade de consignado.
Esperamos ter respondido às suas dúvidas em relação a portabilidade de consignado. Mas se você ainda tem qualquer pergunta, deixe nos comentários abaixo.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Vantagens e desvantagens do empréstimo consignado
Quem tem empréstimo consignado pode financiar imóvel?
Empréstimo consignado de empresa privada, como funciona?
Quais as taxas do empréstimo consignado?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.