Não há nada de científico sobre a poupança para a aposentadoria. A maioria dos especialistas concordam que a melhor maneira é poupar um valor de cada salário. Uma proporção alvo para salvar é de 10 a 15 por cento do rendimento bruto. Isso leva à disciplina e visão, mas separa necessidades de vontades e desejos.

Comece contribuindo para o INSS o máximo que você puder. Se você é sério sobre a poupança para a aposentadoria, você vai alocar pelo menos 11% de seu rendimento bruto para sua aposentadoria. Converse com um contador para saber qual o teto de contribuição para que você aposente com o melhor salário e, se possível, aumente sua contribuição para o INSS.

Configure suas finanças para poupar automaticamente tais valores todos os meses. Assim, eles se tornam custos fixos e isso dificultará que você pense nesse dinheiro como um “extra” a ser gasto.

Invista suas economias da aposentadoria com sabedoria. Você deve diversificar para limitar o risco. Escolha um mínimo de quatro tipos de fundos: agressivo, moderado, conservador e misto. Ajustar as proporções de cada investimento de acordo com a sua idade. Se você tem 60 anos ou mais, por exemplo, invista menos no crescimento agressivo e moderados e mais no crescimento conservador. Quanto mais jovem mais riscos você poderá assumir.

Mude suas maneiras, se você é uma das muitas pessoas cujos gastos supera a renda. É fundamental que você comece a viver dentro de seus meios. Gastar menos do que você faz é a chave para a segurança financeira. Obtenha ajuda profissional se você precisa aprender a viver desta forma. O importante é começar a poupar para a reforma mais cedo em sua vida profissional quanto possível para dar o seu dinheiro mais tempo para compor e crescer.

Cuidando da aposentadoria

Quanto mais cedo você começar a poupar para sua aposentadoria, melhor vai ser para suas finanças futuras! (Foto: fgv-eaesp.blogspot.com)

Desenvolva um plano para eliminar a dívida de cartão de crédito ou parcelamento. Uma vez que a sua dívida é eliminada, pague tudo em dinheiro. Você vai comprar menos coisas e menos cara, mantendo os veículos mais tempo, e ser capaz de colocar de lado uma economia ainda maior para a aposentadoria. No entanto, não espere até que sua dívida seja eliminada antes de você começar a poupar para a aposentadoria. Comece pequeno, mas faça a poupança para sua aposentadoria um hábito imediato.

Assista suas economias da aposentadoria crescer e dobrar de acordo com a regra 72. Divida 72 pela taxa média de crescimento que você consegue, ou espera conseguir e o resultado é o número de anos que vai ter o seu dinheiro dobrado. Por exemplo, se você está recebendo um retorno anual de 8 por cento, o seu dinheiro irá dobrar a cada nove anos. Setenta e dois dividido por oito igual a nove.

Comece a poupar para a aposentadoria este mês. Não negligencie isso. Você deve desenvolver o hábito de economizar e ficar com o dinheiro, se você quiser ter uma aposentadoria feliz.

Não se preocupe com altos e baixos do mercado de ações, você está nele para o longo prazo. Porém, mantenha-se informado para trabalhar bem sua carteira de ações.

Você não pode confiar apenas no INSS. Ele vai ajudar, mas provavelmente não será suficiente para uma aposentadoria decente.

Procure a ajuda de um consultor financeiro profissional, se você está na necessidade de um plano mais detalhado ou está em dificuldade financeira. Faça o que fizer, não gaste suas economias da aposentadoria antes de se aposentar.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)