Títulos de capitalização são investimentos feitos através de aplicações mensais em uma empresa de capitalização, geralmente os bancos. É como uma poupança, na qual o investidor poupa e aplica o dinheiro, mas periodicamente são sorteados prêmios para aqueles que aplicam em um tal título.

Fazer título de capitalização

Títulos de capitalização

Não é a melhor forma de investimento financeiro pois os títulos de capitalização possuem um rendimento menor que as poupanças, além de uma taxa administrativa cobrada. O que realmente atrai os aplicadores é a possibilidade de ganho dos prêmios, geralmente de valor bem alto. Ao contrário das poupanças, disponíveis a qualquer momento para aplicação e retirada de dinheiro, os títulos de capitalização têm carência de 12 meses, não podendo ser retirada nenhuma quantia. Se o aplicador retirar o dinheiro antes dos 12 meses, poderá pagar multa de até 10% do valor investido. A vigência de um título de capitalização dura de 1 a 9 anos e as chances de ser premiado são semelhantes às da loteria. Paga-se também 25% de imposto sobre o valor do prêmio. Sendo sorteado ou não, o aplicador poderá retirar o dinheiro após 12 meses, acrescido dos reajustes e juros da aplicação em alguns casos. Mas tendo em vista o valor da taxa administrativa, o valor final será bem próximo do valor aplicado.

Além da contratação do título de capitalização  visando o ganho de prêmios, esta modalidade é como um cofrinho, estimulando o cliente a poupar e a reservar uma quantia mensal do seu dinheiro por pelo menos 1 ano. Além da modalidade de pagamento mensal, existe a modalidade de pagamento único, no qual se estipula um valor e um prazo de vigência de participação nos sorteios.

Os principais bancos que oferecem títulos de capitalização são os seguintes:

Bradesco

Banco do Brasil

Banco Itaú

Caixa

Banco Santander

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)