Minha Casa Melhor, como funciona?
O Governo brasileiro tem programas como o Minha Casa, Minha Vida que buscam promover uma melhor distribuição de renda. Um dos programas relacionados ao Minha Casa, Minha Vida é o Minha Casa Melhor. Mas o que é esse programa social da CAIXA? Como ele funciona? Vamos tentar explicar em detalhes para que não fiquem dúvidas sobre esse benefício.
Caixa Minha Casa Melhor: o que é?
O programa Minha Casa Melhor é uma linha de crédito auxiliar para quem também participa do programa Minha Casa, Minha Vida. O programa oferece um valor fixo de linha de crédito para que o cidadão possa comprar móveis e eletrodomésticos que estão em uma lista estabelecida pela CAIXA. Os juros são bem mais baixos e o financiamento pode ser feito em até 48 meses.
Leia também
Quem tem o direito ao cartão do Minha Casa Melhor?
Todos os cartões do Minha Casa Melhor já vem com o valor fixo de crédito disponível, e o crédito deve ser usado em até um ano. Só poderá receber o cartão, porém, o usuário do programa Minha Casa, Minha Vida que estiver com todos os pagamentos de prestações em dia, e com o imóvel já em mãos (não em construção). Aqueles que tem prestações atrasadas precisam procurar uma agência da CAIXA para negociar as parcelas e poder solicitar o cartão.
Como solicitar o cartão Minha Casa Melhor?
O cartão pode ser solicitado em uma agência da CAIXA ou pelo telefone 0800-726-8068. Após fazer o pedido do cartão, em até 10 dias ele chegará no seu endereço residencial ou poderá ser retirado diretamente em uma agência da CAIXA. Não se esqueça de respeita o prazo de uso do cartão para não perder o benefício.
Onde posso comprar com o cartão Minha Casa Melhor?
Não são todas as lojas que aceitam o cartão Minha Casa Melhor. Apenas estabelecimentos credenciados pela CAIXA são autorizados a vendar para clientes que tem o cartão do Minha Casa Melhor.
Para encontrar essas lojas, o cliente pode conferir uma lista completa no site da CAIXA, pelo telefone 0800-726-8068 ou em lojas que tenham o selo “Aqui tem Minha Casa Melhor”.
O que posso comprar com o cartão Minha Casa Melhor?
Aqueles que tem o cartão Minha Casa Melhor podem comprar os seguintes itens:
- Guarda roupa
- Cama de casal, com ou sem colchão
- Cama de solteiro, com ou sem colchão
- Mesa com cadeiras
- Sofá
- Refrigerador
- Fogão
- Lavadora de roupas automática
- TV digital
- Notebook ou computador com acesso à internet
Há um limite máximo que pode ser gasto em cada item, no entanto, e é preciso respeitar esses limites.
Como pagar o cartão Minha Casa Melhor?
Os produtos escolhidos pelo clientes serão pagos no valor à vista. Terá direito a, pelo menos, 5% de desconto no valor do produto, que poderá ser parcelado em até 48 meses.
Assim que o cliente usar todo o valor do cartão ou se não usar tudo em 4 meses, ele começará a pagar o que foi gasto a partir do 5º mês.
No caso de atraso nos pagamentos, há multa de 2% ao mês e 0,4% pro rata.
Esperamos que não tenham ficado quaisquer dúvidas sobre o programa Minha Casa Melhor. Caso tenha pergunta sobre este ou outros programas sociais da CAIXA, como o Minha Casa, Minha Vida, deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Comprar um terreno para construir uma casa é mais barato que comprar uma casa pronta?
Comprar sítio ou casa de praia: quase sempre uma má idéia
Cartão Caixa Poupança: como funciona, benefícios e como solicitar!
Qual a diferença entre cartão de crédito e débito?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.