Maquina de cartão não imprime, o que fazer?

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por André M. Coelho.

Quando a máquina de cartão começa a apresentar problemas na impressão, tem muita gente que acaba entrando em desespero sobre o que fazer. Principalmente quando tem uma fila grande de pessoas esperando para terminarem suas compras, é compreensível a pressa e desespero. Mas é um problema relativamente fácil de consertar, desde que você mantenha a calma suficiente para resolver a situação.

Publicidade

Publicidade

Máquina não imprime comprovante? Tente enviar por email ou SMS quando possível

Muitas máquinas modernas permitem o envio dos comprovantes de pagamento por SMS ou email para os clientes. É necessário perguntar ao consumidor primeiro se ele aceita esse tipo de envio, ou se prefere o comprovante impresso. Na maioria dos casos, com a conversa e explicando que a máquina não está imprimindo corretamente, o cliente irá aceitar o envio pela

Verificar papel e trocar bobina, se necessário

O papel pode travar na máquina e a bobina pode acabar sem dar aviso ao vendedor. Por isso, caso a máquina não esteja imprimindo, siga às instruções do manual para a troca da bobina ou para remover qualquer papel que esteja travado na máquina ou para colocar uma nova bobina de papel na máquina de cartão.

Impressora da máquina de cartão

Se a máquina de cartão tiver problemas na impressora, há mais de uma solução. Portanto, é só manter a calma que tudo dará certo. (Foto: Global Sources)

Publicidade

Publicidade

Desligar e religar a máquina para imprimir último comprovante

Publicidade

Em alguns casos, pode ter ocorrido um erro na hora da impressão. Quando for esse o caso, é necessário desligar a máquina e religar. Após o reinício da máquina, vá até a opção de imprimir/reimprimir o último comprovante para fornecer a cópia para o cliente.

Publicidade

Se nada funcionar, converse com o cliente

E ofereça um recibo que comprove o valor que foi pago usando o cartão. Caso o consumidor não aceite, você pode oferecer o estorno da compra e efetuar a venda em outra máquina ou por outro meio, como o pagamento em dinheiro ou cheque. O importante é sempre conversar com o cliente para que ele escolha o que deverá ser feito.

Esse é um problema bem simples de resolver, mas que desespera muita gente. Para que você não seja vítima do desespero, tenha planejado o que fazer nesse momento para evitar problemas.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas que estamos aqui para respondê-las!

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário