As maquininhas de cartão já tem uma grande variedade de opções no mercado. E obtê-las é um processo bem simples. Basta ter uma linha telefônica e separar o valor mensal para o aluguel da máquina, além de estar preparado para a cobrança de porcentagens em cima de cada venda efetivada. Porém, algumas pessoas tem algumas dúvidas quanto a necessidade ou não do acesso à internet para as máquinas de cartão. Por isso, vamos esclarecer está dúvida explicando como elas funcionam.

A máquina de cartão, assim como qualquer caixa registradora com acesso ao sistema de cartões tem o nome de POS (Point of Sale ou Point of Service – Ponto de Vendas). Sistemas como esse são usados por vendedores e empresas que realizam transações comerciais através de pontos eletrônicos de vendas. Um terminal POS pode ser utilizado para vários outros fins, que não apenas a venda de produtos e serviços. Ele pode ser usado para a impressão de ingressos, recebimento de contas, coleta de dados e muitas outras funções.

Pelo fato de serem compactos e hoje em dia também serem móveis, com baterias de longa duração, sua praticidade é imensa. Têm também uma grande capacidade de armazenamento, além de teclado numérico, display, impressora e leitora de cartões magnéticos e com chips.

As máquinas de cartões mais comum tem dois tipos de conexão: pela linha telefônica ou através de uma conexão GPRS. No primeiro tipo, é necessário que o vendedor instale um filtro de linha telefônica para que a máquina possa ser utilizada juntamente com a linha telefônica ou ter uma linha dedicada para sua máquina. No segundo tipo, a máquina funciona como um celular.

Sistema POS

Máquinas de cartão mais comuns no Brasil não precisam da internet para serem utilizadas. (Foto: jconline.ne10.uol.com.br)

Empresas com sistemas integrados fazem uma conexão com a internet para atualização de bancos de dados de vendas e atualização automáticas de estoque. Neste caso, a internet é necessária para que este processo digital seja completo.

Alguns modelos de pagamento precisam da internet para completar a transação, normalmente feita através de sites na internet. Outros modelos de máquinas, mais modernas, também tem uma conexão USB para computadores, precisando desta conexão. Mas a maior parte das máquinas disponíveis no mercado precisa apenas da linha telefônica para efetivar as transações e todos os serviços ali agregados.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas neste artigo, mas se não esclarecemos todas, não esqueça de perguntar nos comentários!

18 comentários para “Máquina de cartão de crédito exige internet para ser usada?”

  1. Alexandre Carvalho

    Você saberia me dizer se existe um sistema para uso de maquinas de cartão de credito que possa realizar as vendas e imprimir os comprovantes para os clientes sem ter uma linha telefônica e nem WIFI disponível naquele momento da venda? Neste caso transmitiria os dados para a operadora das vendas feitas no final do dia, quando estivesse em um local com WIFI. Obrigado.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não Alexandre. O contato com a internet ou rede telefônica é necessário para a autorização. A única forma de não ser necessária essa autorização é para voucher da máquina de cartão.

      Responder
  2. Bárbara Saldanha

    Gostaria de saber se essa tem mensalidade e se só quem pode obter é se tiver CNPJ

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Bárbara, algumas dessas máquinas tem mensalidade, outras não. Mas pode ser obtida também por pessoa física, sem CNPJ.

      Responder
  3. Junior

    Bom dia

    Tenho uma maquineta da rede card ela tem tanto cabo para linha telefônica, como internet, como saber se consigo passar comprar só com a net, tem algum plano especifico?, gostaria de maiores informações.

    Grato

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Junior, entre em contato com a própria Rede para mais informações. Aparentemente, é possível usar a máquina só pela internet, mas ter a linha telefônica é um bônus para evitar que você perca vendas por conta de internet fora do ar.

      Responder
  4. Elaine

    Gostaria de tirar a internet ficar sò com a linha telefonica, a máquina de cartão vai funcionar?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, desde que seja uma máquina de cartão para funcionamento apenas através de linha telefônica.

      Responder
  5. Fábio Dantas

    Boa noite, tenho uma máquina de cartão com fio da empresa rede instalado na linha telefonia do meu escritório.
    Percebi que nesta máquina tem opção para que eu coloque dois chips. A pergunta é a seguinte: Posso colocar um chip pra poder usar a máquina fora do meu escritório ou sou obrigado a usar a máquina apenas no telefone fixo no qual foi cadastrado?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Fábio, esses chips você teria que conversar diretamente com a empresa para saber o que pode ser feito quanto a eles.

      Responder
  6. Roberto Santiago

    Bom dia temos uma máquina da get NET com chip da vivo pois não temos linha telefone nem internet porém esta mesma esta apresentando oscilação no sinal GPRS deixando de completar as vendas nos causando grandes prejuízos outras operadoras não funciona no local e já temos amplificadores de sinal no local de venda existe alguma solução para este problema?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Roberto, entre em contato com a própria GetNet e eles vão dar uma solução para o problema.

      Responder
  7. Vera Lucia Schaf Ferreira

    Qual a máquina de cartão de crédito para adquirir que não exija uma linha telefônica fixa ou de internet para vender de porta em porta. Não quero contratar internet móvel para não aumentar despesas.

    Responder
  8. Luana

    Olá, estou com um estabelecimento novo, mas ainda não tenho internet e nem linha telefonica. E quero maquininha sem fio, tem como?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Luana, alguns equipamentos já vem com um chip pre configurado.

      Responder
  9. Jorge Avila

    Boa noite, estou colocando um comercio em joâo Pessoa e na rua que estou segundo as operadoras não tem disponibilidade, qual a saida pois nos dias de hoje, não aceitar cartão, estou fora do mercado. Qual a sugestão?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Jorge, depende da região e se tem acesso a rede de dados. Veja nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/maquinas-de-cartao-de-credito/, talvez possa te ajudar.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)