Informe de redimentos do INSS, como consultar?

Escrito na categoria "Aposentadoria" por André M. Coelho.

Quem recebe aposentadoria ou algum tipo de auxílio por parte da Previdência, ao declarar o Imposto de Renda, terá de buscar o Informe de Rendimentos do INSS. Para alguns, pode ser difícil obter essa declaração de rendimentos, mas não precisa ser. A Previdência disponibiliza todas as informações no próprio site, dando fácil acesso a esse comprovante.

Para quê serve o informe de rendimentos do INSS?

O informe de rendimentos do INSS é um documento utilizado para a comprovação de renda ao declarar o Imposto de Renda todos os anos. Os aposentados e pensionistas do INSS são obrigados a anexar o demonstrativo de rendimentos, também chamado de informe ou declaração de rendimentos, para a declaração do Imposto de Renda.

Como tirar o informe de rendimentos do INSS?

Anualmente o informe de rendimentos estará disponível no site da Previdência Social para o acesso rápido e fácil.

Para consultar o informe de rendimentos, basta acessar o site e procurar pela opção de Emitir Demonstrativo, clicando nela. O cidadão será direcionado para um menu, contendo a opção do ano calendário para o qual se deseja retirar o informe ou um link para os anos anteriores.

O interessado deverá então incluir o número do benefício sem pontos ou barras, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF sem pontos, traços ou barras. Digite a sequência de caracteres para seguir e poder ir para a próxima tela. Basta salvar em PDF o arquivo para anexar para sua declaração do Imposto de Renda.

Informe de renda do INSS

Use o informe de rendimentos do INSS para poder declarar seu imposto de renda corretamente. (Foto: Previdência Social)

Comprovante de rendimentos INSS nas agências da Previdência

Caso você não tenha acesso à internet ou tenha dificuldades para emitir o informativo de renda pelo site do INSS, você pode comparecer a uma das Agências da Previdência Social para retirar o informe de rendimentos lá mesmo. A impressão também pode ser realizada em um terminal de autoatendimento dos bancos.

Usando o Meu INSS para tirar o informe de rendimentos

Através do site do Meu INSS, é também possível tirar o informe de rendimento e ter acesso a mais serviços da Previdência Social

Para fazer o cadastro no portal Meu INSS, você precisa informar os seguintes dados:

CPF

Nome completo

Data de Nascimento

Local de Nascimento

Nome da Mãe

Ao inserir essas informações, você receberá um código de acesso provisório. Você então pode fazer o login no site, com a senha provisória. Deve então acessar às configurações para poder alterar a senha. A senha deve ser criada com 9 dígitos misturando letras, números e símbolos. Deve ter obrigatoriamente:

Um caractere especial, como #@$%!*-/+.

Uma letra maiúscula

Uma minúscula

Letras, números e símbolos misturados

Guarde a senha anotando em um lugar seguro.

E se eu não conseguir meu informe de rendimentos?

Caso você tenha dificuldades em obter o informe de rendimentos, o que pode ser feito é ligar para a Central de atendimento do INSS no telefone 135. No telefone, o atendente irá direcioná-lo para os procedimentos corretos para imprimir o informe de rendimentos para o imposto de renda. Não se esqueça de fazer esse processo todo com antecedência para evitar possíveis atrasos na declaração do seu Imposto de Renda. Quanto antes você buscar resolver isso, melhor.

Se ficou ainda alguma dúvida, deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário