O Boleto Bancário é o método de pagamento mais significativo no Brasil. O formato do Boleto permanece mais ou menos inalterado desde a sua criação, e cabe aos provedores de pagamento encontrar soluções para atender às necessidades da sociedade moderna.

Se no início esse método de pagamento só poderia ser pago fisicamente, em dinheiro, em agências lotéricas, agências bancárias ou caixas eletrônicos, hoje em dia os clientes brasileiros podem pagar seus Boletos pela Internet, aplicativos de banco móvel ou até mesmo usando carteiras eletrônicas. E é esperado que haja algum tipo de erro no processo de pagamento em algumas situações.

Informações do boleto não encontradas, por favor procure o beneficiário

Esse erro geralmente ocorre quando há algum erro na geração do boleto, ou na hora de digitar as informações do boleto para pagar. O que o pagador do boleto pode fazer é tentar digitar novamente o boleto ou gerar novamente o boleto na origem, fazendo uma segunda via. Caso isso não funcione, espere pelo menos mais um dia e gere o boleto novamente. Essa passagem de dia pode corrigir o erro.

Caso, ainda assim, o boleto não funcionar, entre em contato com o atendimento do emissor do boleto e procure um meio alternativo para o pagamento.

Quem usa o boleto para pagamento?

A maioria dos usuários do Boleto realmente têm uma conta corrente, o que significa que eles têm acesso a um cartão de débito (e provavelmente a cartões de crédito) para poder pagar suas compras online usando esses métodos, se assim o desejarem, mas eles ainda preferem pagar com Boletos. Geralmente o fazem porque os boletos oferecem descontos pelo pagamento à vista, mas há mais motivos para se escolher boletos como forma de pagamento.

Erro de boleto

O boleto pode apresentar erros que devem ser consertados para que possa ser usado. (Foto: Blog da TecnoSpeed)

Por que eles escolhem o Boleto Bancário?

Por que o Boleto é o método de pagamento preferido de muitas pessoas?

1. Segurança

Os brasileiros geralmente não confiam na Internet o suficiente para colocar suas informações de cartão de crédito em sites de comércio eletrônico. Eles preferem usar um método de pagamento que pode levar mais tempo e exigir mais esforço, mas que eles sabem que manterão suas informações seguras.

2. Descontos

Antes do comércio eletrônico, os lojistas davam um desconto de 5 a 10% aos clientes se pagassem com Boleto para estimulá-los a trocar de parcelamento de cartão de crédito, um hábito muito comum no Brasil. A motivação por trás disso? Obter o valor total da compra em um pagamento único, em oposição a vários menores, e também ter mais segurança, pois o Boleto é um método sem riscos. Assim, para os comerciantes, fazia sentido sofrer um pequeno impacto no lucro em troca dessas vantagens. Essa prática ainda é vista hoje em lojas físicas e algumas lojas online brasileiras também a utilizam, familiarizando os usuários com essa prática.

3. Tempo

Após a emissão do boleto, o cliente tem alguns dias antes da data de vencimento para efetivamente pagar por ele. Para os comerciantes, isso é ruim devido ao gerenciamento de estoque, por exemplo, mas os clientes brasileiros gostam desse recurso, de acordo com nossa pesquisa. Os clientes fazem muitas compras por impulso, o que significa que não precisam nem desejam necessariamente o produto que estão comprando. Por esse motivo, quando fazem compras por impulso, o boleto permite que eles tenham mais tempo para pensar na compra.

4. Planejamento financeiro

Muito vinculado ao aspecto anterior é o planejamento financeiro. Como as pessoas estão comprando coisas sem necessariamente verificar os preços primeiro, elas escolherão o Boleto porque a data de vencimento estendida também lhes permitirá verificar suas próprias contas bancárias e verificar se realmente podem comprar os produtos. Outro aspecto desse raciocínio é o fator surpresa que aflige muitos brasileiros todos os meses, quando fazem muitas compras por impulso usando seus cartões de crédito. Com um cartão de crédito, os consumidores não veem quanto dinheiro sai de suas contas e quanto resta, e no final do mês em que a fatura do cartão de crédito chega, muitos deles podem se surpreender com o alto valor gasto. Para evitar esse sentimento, os clientes brasileiros podem escolher Boletos para ter a chance de estarem melhor preparados.

Se os boletos apresentam problemas, é fácil de resolver. Mas se você é quem emite os boletos, é bom ter em mãos as ferramentas para ajudar os consumidores e evitar problemas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos documentários suas perguntas!

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