Além de economizar, planejar e estar bem preparado para quando você for se aposentar, como você realmente se sente? O que você estará pensando? O que você vai fazer logo após se aposentar?

A maioria de nós que começa a planejar com antecedência, mesmo estando bem preparando para esse momento, não consegue entender como será não ter mais que acordar todos os dias para trabalhar. Terminar uma parte tão grande da sua vida, seu trabalho, é quase certo de trazer alguns sentimentos e emoções previsíveis, principalmente envolvendo dinheiro. Por isso, é muito importante saber o que fazer, principalmente no lado financeiro, logo após se aposentar.

Busque um emprego de meio período

Se você ainda não fez planos, esta é provavelmente a primeira coisa em sua lista de afazeres. Ter tempo livre é algo que muitas vezes é almejado por aqueles que têm pouco ou nada. No entanto, a realidade que enfrentamos como adultos é que o tempo livre é enganosamente atraente, mas tende a nos decepcionar. Uma vez que entendemos, ficamos inquietos e precisamos de algo para nos manter ocupados.

Um trabalho de meio período, possivelmente em algo que você já tem experiência ou que você gosta de fazer pode ser além de um excelente hobby, uma fonte de renda extra para complementar sua aposentadoria e te manter ocupado enquanto se acostuma com a ideia de parar completamente de trabalhar.

Gastar tempo e dinheiro de forma inteligente com seus passatempos

Uma das melhores vantagens de aposentadoria é a oportunidade para fazer algo que você ama. Uma programação solta, menos exigências sobre o seu tempo, e um orçamento previsível te ajuda a desfrutar de coisas em um padrão que você goste. Varas de pesca, equipamentos para acampar, mountain bikes, livros de receitas, uma estante completa, um jardim, ou qualquer outra coisa que você desejava para passar o seu tempo, finalmente, podem obter alguma atenção.

Seu primeiro dia de aposentadoria deve ser gasto, pelo menos em parte, com o planejamento em como se envolver nestas atividades com mais freqüência e fazendo um orçamento programado de como e quando você poderá comprar cada um dos itens de consumo que você tanto precisa para seus hobbies. Assim, você não acaba com sua aposentadoria de uma hora para outra e garante um bom investimento para o seu dinheiro. Mas espere um pouco antes de gastar, principalmente por causa do motivo abaixo.

Sonhos realizados durante a aposentadoria

A aposentadoria também deve ser planejada durante os anos de descanso, ou você nunca terá tempo para aproveitar tudo que sonha fazer. (Foto: www.foxbusiness.com)

Tome cuidado com a saudade da rotina de trabalho

Parece estranho, mas mesmo os trabalhos mais extenuantes podem ter um tipo de rotina reconfortante para você e, muitas vezes, causar tristeza ou frustração quando eles acabarem. Além do mais, se você gostava do seu trabalho acabou de aposentar, então você quase certamente experimentam alguma decepção no primeiro dia. Mesmo que a mudança seja boa e você tem todo esse novo tempo para si e para as coisas que você ama, pode ser difícil se acostumar com o novo momento.

No entanto, você vai ajustar e adaptar. Durante esse momento de adaptação, é importante que você tome muito cuidado com suas decisões financeiras. A tristeza e/ou alegria da aposentadoria podem atrapalhar sua clareza mental e assim, podem acabar te deixando em um grande prejuízo. Espere esse primeiro momento passar, respeite seu tempo e aí sim, passe a investir no que você gosta.

Faça exercícios com maior frequência

Você pode ter muito tempo se preparando para enfrentar a realidade da velhice, já que não é possível você se tornar mais jovem quando se aposentar. Mas isso não é sinal de que você tenha o direito de parar de investir mais algum tempo a manutenção de sua saúde. O exercício regular será muito mais atraente com o tempo extra para poupar e de lazer para chegar a academia ou ao seu clube de saúde local. Especialmente se você era uma pessoa ativa antes de se aposentar, sua saúde pode ser um passatempo em si. Além do mais, cuidando bem da sua saúde, você estará menos propenso a doenças e poderá também gastar bem menos dinheiro com planos e exames médicos.

Mantenha um orçamento mais apertado

Dependendo de seu fluxo de renda, aposentar-se significa que o seu dinheiro disponível gasto será fixo e predeterminado. Assim, o custo de vida terá de ser mais estreitamente observado e monitorado para que você não fique com problemas financeiros. Isso por si só pode ser um sentimento totalmente novo, já que você está contando com a renda que você quer já ganhou, ou que você está recebendo na forma de aposentadoria ou uma pensão. Como você pode esticar seu dinheiro, então?

Você deve administrar as despesas e manter seus investimentos, mesmo que agora sejam mais conservadores. Só porque você não está trabalhando não significa que você não está administrando o dinheiro e não precisa mais investir, poupar e fazer com que seu dinheiro trabalhe para você.

Cuidados com o dinheiro na aposentadoria

Ao se aposentar, fazer viagens pode ser muito mais fácil. Só tome cuidado para não ir à falência sem um bom planejamento financeiro. (Foto: assistedlivingtoday.com)

Sinta uma sensação de alívio e segurança

Apesar de todas as emoções difíceis e as mudanças, ter toda a sua carreira de trabalho atrás de você, sem dúvida, te dará uma sensação de alívio profundo e relaxante. Você terminou a maior parte da vida e o resto é principalmente uma fase de arrefecimento. A vida ainda se move, mas a um ritmo muito mais lento. Este deve ser um alívio para você, tanto no sentido físico quanto no sentido emocional, tornando sua vida muito mais relaxante do que tinha sido anteriormente.

Organize suas finanças, converse com seus herdeiros sobre a divisão da herança como ficará, deixe em dia seus pagamentos do seguro de vida ou faça um seguro para garantir a estabilidade financeira de seus dependentes. É de grande importância que você passe a garantir não apenas o seu alívio, mas também o de toda família. Saiba que você tem que conversar sobre seus desejos caso algo aconteça com você e deixe claro cada um deles. É importante que estes tabus sejam superados para que todos não se desesperem nos momentos de dificuldade e assim, toda a família aproveite sua aposentadoria junto com você.

Considerações Finais

Algumas pessoas correm para aposentadoria, mesmo quando jovens. Outros acham que é assustadora, intimidante e um lembrete amigável da rapidez com que a vida passa. Mas, como todas as fases e alterações que a vida traz, tem suas próprias vantagens e desvantagens, prós e contras. Assim, seus primeiros momentos da aposentadoria vão ser um jogo complexo de emoções misturadas. Algumas delas serão positivas e alegres, enquanto outras vão ser negativas e difíceis de processar. Muito disso depende da sua personalidade, a saúde e como você se sente sobre o que você realizou. Você deve olhar para a frente para o positivo e estar preparado para o negativo.

Você já se aposentou? Quais foram alguns dos pensamentos que passaram pela sua cabeça quando tudo era novo para você? Quais providências financeiras você tomou? Por favor, compartilhe nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)